Projeto ajuda estudantes da UFJF a lidarem com a ansiedade

O Projeto ‘DeBoas: lidando com a ansiedade’ está com inscrições abertas para alunos da UFJF até a próxima segunda-feira (19). A iniciativa é oferecida pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e visa a ajudar os alunos a lidarem com os transtornos de ansiedade que atingem, no Brasil, 18,6 milhões de pessoas.

No total, são disponibilizadas 25 vagas para alunos de graduação e pós-graduação. Os encontros do grupo acontecem às segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h, no anexo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que é o novo endereço da Proae.

O DeBoas oferece vagas para duas turmas por semestre e são feitos seis encontros por grupo. As reuniões envolvem informações teóricas, dinâmicas de grupo, exercícios e atividades de relaxamento com abordagem psicoeducativa.
A intenção é a de que os estudantes possam compreender e internalizar as características próprias e pessoais da ansiedade, intensidade e situações ansiogênicas, para compreender a sua forma de responder a esses episódios, segundo a Proae.

A forte presença da ansiedade verificada na sociedade como um todo é vivenciada dentro da Pró-Reitoria diariamente, na fala dos estudantes atendidos pelo setor. O projeto é pensado como uma ferramenta de prevenção, fazendo com que os participantes estejam preparados para lidar com situações de ansiedade, antes que elas cheguem a causar algum dano ou prejuízo, por exemplo, impedindo ou inviabilizando a realização de alguma atividade.

O trabalho do grupo começa pela apresentação do que é a ansiedade, quais são os seus sintomas e como a mente ansiosa funciona. A partir desses conhecimentos, são ensinadas técnicas para que os estudantes possam lidar com os traços e possam cumprir suas tarefas cotidianas com leveza.

O post Projeto ajuda estudantes da UFJF a lidarem com a ansiedade apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: