Recuperação de anel viário da UFJF começa na próxima semana

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deve iniciar na próxima segunda-feira (17) uma obra de recapeamento da pavimentação asfáltica do anel viário do campus. Segundo a instituição de ensino, o valor estimado da intervenção é de R$ 2.600.270,68 e será realizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), empresa pública da Prefeitura de Juiz de Fora. O contrato entre as partes foi firmado em 14 de janeiro de 2020.

De acordo com a UFJF, a expectativa é de que as obras durem entre 45 e 90 dias, já levando em consideração possíveis atrasos causados pelas condições climáticas. “O trecho total a ser recuperado tem cerca de três quilômetros, incluindo todo o anel viário e os pórticos de entrada para o campus”, afirma a instituição. Os trabalhos serão custeados com recursos próprios da universidade.

“O contrato com a Empav deu-se por se tratar de uma empresa pública e pela medição ser cobrada por meio de preço unitário, o que significa que o valor investido, no final da obra, pode ser menor do que o estimado”, afirma nota da universidade. A instituição informa ainda que os trabalhos serão realizados em horário comercial, entre 8h e 18h, “inclusive nos dias de carnaval, quando haverá a manutenção nas entradas dos pórticos norte e sul”.

Pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques informou que, durante os trabalhos, o trânsito seguirá a linha da mão única, porém, em meia pista para não prejudicar o andamento das obras. “A obra começa próxima ao pórtico sul, na região acima do posto avançado do Corpo de Bombeiros no campus, e vem até a Pró-reitoria e Infraestrutura. No carnaval vamos fazer os dois pórticos de entrada e, depois, terminar o anel viário, se não houver chuvas. Inclusive, não é aconselhável transitar pelo campus durante as festividades carnavalescas”, explica.

Ainda de acordo com a pró-reitora, a UFJF não realiza uma obra deste porte no anel viário desde a década de 1990 e, apesar do forte período de chuvas, o recapeamento é o melhor método a ser realizado, considerando a rapidez do processo, o tráfego intenso do anel viário e a qualidade a ser oferecida para a manutenção do espaço universitário. Desta maneira, o recapeamento ocorrerá na área asfaltada do anel viário e as vagas para estacionamento localizadas ao redor do anel podem ser interditadas no período da manutenção. Os trabalhos também incluirão a ciclovia e os traffic calmings permanecem no mesmo lugar.

“O único que pretendemos mover é o traffic calming localizado após a reitoria, para colocá-lo antes, pois é um local onde há movimentação intensa de pessoas. Em todo o processo, a equipe de Vigilância da UFJF estará presente, fazendo o remanejamento e a segurança das pessoas e de veículos. Estaremos atentos a todo momento”, reitera Janezete.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar