Retomada da 2ª dose da Coronavac causa fila no Departamento do Idoso

Quem foi se vacinar contra a Covid-19 no Departamento de Saúde do Idoso, nesta terça-feira, na Rua Batista de Oliveira, no Bairro Granbery, se deparou com uma fila extensa – que contornava o quarteirão – até a entrada do local, onde ocorre a aplicação das doses das primeira e segunda doses da vacina Coronavac. O atendimento no local ocorre entre 8h e 16h. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) retomou, esta semana, o cronograma para a aplicação da segunda dose da Coronavac em idosos entre 60 e 67 anos e, nesta terça, foi a vez das pessoas com 67 anos ou mais.

A aposentada Maria da Conceição Vitulo, 68 anos, chegou ao local de vacinação às 12h30 e teve de esperar cerca de duas horas e meia para receber a segunda dose da vacina, assim como o aposentado Antônio Carlos Sá Freire, 67. Ambos estavam próximo à entrada da unidade para serem imunizados por volta das 14h45.

LEIA MAIS: PJF suspende vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades

Por volta de 14h30, horário em que a Tribuna esteve no local, a fila fluía de forma mais rápida, apesar de ainda ser extensa. Acompanhada do filho, Ângela Maria Scannapieco, de 67 anos, estava ansiosa para receber a imunização completa. Na avaliação dela, mesmo longa, a fila “andava rápido”.

No Departamento de Saúde do Idoso, público-alvo da imunização formou fila extensa em busca da vacina; espera durou mais de duas horas
Foto: Fernando Priamo

Em nota, a Prefeitura informou que “a fila pela manhã, em alguns momentos, esteve maior que de costume por conta do atraso da entrega das doses por parte do Governo do estado, que entregou o imunizante apenas às 8h, o que fez com que a vacinação começasse a partir das 9h”.

Ainda conforme a PJF, houve grande procura pelo imunizante por parte dos idosos acima de 70 anos, o que resultou na fila maior que o habitual. “Durante à tarde, a situação foi normalizada, e a vacinação para os idosos de 67 ou mais segue no local até à próxima sexta-feira, dia 14”, finaliza o texto.

Nesta quarta-feira (12), poderão buscar a dose idosos com 66 anos. Pessoas com 65, receberão a vacina na quinta-feira. Na sexta, é a vez dos idosos com 60 anos ou mais. O imunizante está disponível no Departamento de Saúde do Idoso, à Rua Batista de Oliveira 943, Granbery.

Resposta da SRS

A Tribuna procurou a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), responsável por despachar os imunizantes aos municípios. A assessoria da Regional informou que não houve atraso na entrega das doses ao município de Juiz de Fora.
Ainda de acordo com a assessoria, a entrega é feita no dia útil seguinte ao recebimento das remessas, entre 8h e 14h. Na segunda (10), a Regional de Juiz de Fora recebeu a 16ª remessa da vacina, cujas doses foram entregues aos municípios nesta terça, no horário previsto, de acordo com a Regional.

22 mil vacinas

No total, foram entregues 22.070 unidades de imunizantes, sendo 13.260 doses da AstraZeneca e 8.810 unidades da Coronavac. As vacinas da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), serão utilizadas para a imunização de trabalhadores da saúde e idosos de 85 a 89 anos.

O post Retomada da 2ª dose da Coronavac causa fila no Departamento do Idoso apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar