Juiz de Fora: saúde se posiciona sobre confusão na UPA Norte

Vídeos que registram uma confusão que teria acontecido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, no Bairro Nova Era, na tarde desta segunda-feira (9), têm circulado nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Nas imagens, pacientes que estariam aguardando atendimento no local tentam apartar uma discussão entre um homem e um segurança e gritam “Queremos médicos”. Os registros também mostram muitos objetos espalhados pelo chão.

Procurada pela Tribuna, a Secretaria de Saúde informou, em nota, que de acordo com a instituição gestora da unidade, um paciente teria alegado aguardar atendimento por cerca de cinco horas no local. No entanto, conforme a pasta, a situação não teria sido comprovada pela ficha do paciente, registrada no momento em que ele deu entrada no serviço.

Em uma das gravações, pacientes pedem por médicos e atendimento clínico. Sobre o tópico, a Secretaria de Saúde afirmou que, nesta segunda, a UPA Norte funcionou com oito médicos: quatro clínicos, dois pediatras, um cirurgião e um ortopedista. A respeito de possível demora para atendimento, a pasta informou que ao chegar em qualquer unidade de saúde o paciente é submetido a uma triagem que avalia a classificação de risco, indicando assim se o caso é urgente (vermelho) ou menos grave (verde), por exemplo. “Para os classificados em verde o tempo de espera indicado pelo Ministério da Saúde é de, em média, duas a quatro horas. Nesta segunda-feira, a UPA Norte já realizou cerca de 300 atendimentos, sendo 75% deles de classificação verde”, pontuou o texto, enviado à Tribuna por volta das 19h.

O post Saúde se posiciona sobre confusão na UPA Norte apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar