Semana Rainbow arrecada alimentos e materiais de higiene

Alegria e orgulho são substantivos costumeiramente presentes em ações de afirmação voltadas para o público LGBTQIA+, assim como a profusão de cores, a criatividade e o caráter festivo. Por outro lado, as barreiras e as dores enfrentadas cotidianamente por essa comunidade nem sempre são vistas da mesma forma. Com a pandemia do coronavírus, muitos LGBTQIA+ que já se viam em situação de vulnerabilidade, passaram a lutar em contextos ainda mais graves. Para também dialogar com essas necessidades, uma das ações da IV Semana Rainbow da UFJF é uma campanha de recolhimento de alimentos não perecíveis e itens de higiene, que está em andamento até o dia 18 de agosto.

A maior preocupação da organização do projeto é que o material possa chegar a quem realmente precisa dele (Foto Divulgação)

O coordenador da IV Semana Rainbow da UFJF, Marcelo do Carmo, ressalta que o momento é sensível, não só pelas dificuldades causadas pela pandemia. “Há o LGBTQIA+ que está sem comida. Há quem saiu de casa e passa por um processo de transicionamento. Há complicações de convívio, muitos casos de expulsão de casa. Também há histórias de pessoas que trabalham com prostituição e os clientes sumiram. Muitas questões urgentes. O alimento é a necessidade fisiológica primeira. Embora a Semana Rainbow tenha objetivos maiores, o alimento é fundamental.”

A campanha foi pensada ao longo de vários meses, segundo Marcelo do Carmo. A primeira questão foi a necessidade física. A possibilidade de receber itens de higiene e limpeza veio em um segundo momento, não só para reforçar os apelos das principais autoridades em saúde, mas também para contemplar uma série de cuidados que também são importantes para o público. Que têm em maior, ou menor grau, um apreço e dedicação à própria imagem.
Marcelo explica que a iniciativa não pode ser vista de maneira isolada. Ela integra uma série de ações dentro do projeto de extensão, que traz em sua essência o trabalho com questões sociais. “A campanha faz parte de uma série de iniciativas que estamos promovendo em torno, tangenciando de e para a comunidade LGBTQIA+. O que o projeto de extensão fomenta é maior.”

Outra preocupação, segundo o coordenador, é a destinação das doações. “Fizemos contato com as associações com as quais trabalhamos periodicamente, que são: o Grupo Casa, o Grupo Espírita de Assistência aos Enfermos (Gedae), o Programa DST-AIDS e associações e grupos que acolhem a comunidade LGBQTIA+ em situação de maior vulnerabilidade. Elas vão receber e repassar esses alimentos e os itens de higiene”, destaca Marcelo do Carmo. Segundo ele, a maior preocupação da organização do projeto é a de que o material consiga chegar a quem precisa dele.

A forma de coletar os itens, em tempos de distanciamento social, também foi uma preocupação. Mas, nesse caso, trouxe uma conexão inédita para o projeto. “O Shopping Jardim Norte nos procurou e nos concedeu uma loja de autosserviço. É o nosso único posto de coleta. A loja 1004 (próxima ao acesso B). As pessoas podem passar, deixar sua doação. Não precisam falar ou estar com ninguém. É, realmente, um autosserviço. Eles cederam o espaço sem custos e ainda cederam uma equipe para nos ajudar a decorar.” Além de deixarem a doação, as pessoas também podem concorrer a brindes, preenchendo um formulário presente na loja. Entre as prendas, que serão sorteadas durante a Semana Rainbow, estão postais e cartazes com desenho doado pelo artista goiano Hector Angelo.

O espaço começou a funcionar no dia 8 de julho, e o número de doações ainda é considerado pequeno. O distanciamento social pode ser uma das causas para que o comparecimento ainda não seja significativo. “Sabíamos que não seria fácil, porque as pessoas não estão saindo, mas acreditamos que não só as pessoas, mas as empresas podem fazer doações. Quem sabe elas também podem nos procurar e doar uma quantidade maior?”, acrescenta Marcelo. Ele lembra que é possível encaminhar os alimentos e os materiais de higiene para o espaço até o dia 18 de agosto.

O post Semana Rainbow arrecada alimentos e materiais de higiene apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: