SES-MG projeta redução de casos de Covid-19 nos próximos 15 dias

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estima que o número de casos de infecção pelo coronavírus começará a reduzir em Minas Gerais. A projeção foi feita pelo secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva virtual à imprensa, nesta segunda-feira (27). De acordo com ele, a partir de meados do mês de agosto, a curva de infecção, em Minas, tente a deixar o platô no nível alto (estabilização de casos com grande registro de ocorrências) para começar a cair.

“Tudo leva a crer que nós estamos no nível máximo de ocupação de leitos que nós venhamos a ter. Então, há uma tendência natural de que isso comece a reduzir à medida que o tempo passe. Nós estamos trabalhando com o universo de tempo por volta de 15 dias. Isso não é uma matemática exata, porque tem vários fatores associados e vinculados”, avaliou Amaral.

O secretário explicou que uma pessoa contaminada vai ter sintomas por volta de três a cinco dias depois do contato. “Ela vai começar a ter o agravamento do caso, necessitando de internação por volta de 10 a 14 dias. Se ela ficar grave e for para o CTI e, infelizmente, for a óbito, isso ainda demora mais de 10 a 14 dias, na média, e depois vem em torno de 10 dias para nós sermos notificados. Então, o primeiro marcador que temos no sentido da estabilidade e de mostrar para nós que estamos na tendência correta é, efetivamente, a ocupação de leitos, e já estamos, pelo menos, há dez dias estáveis. Nós entendemos também que os óbitos demoram um pouco mais para nos mostrar, justamente por causa dessa sequência de eventos, e eles tendem agora, dessa semana até a próxima, se tudo confirmar, a reduzir, mostrando que a estabilidade nas internações vai se repercutir nos óbitos. Então entendemos que, por volta de 15 dias, comece a ter uma redução”, afirmou Amaral, ressaltando que todas as medidas de prevenção devem ser mantidas para que essa projeção se realize.

Ainda segundo o gestor da pasta, a taxa média de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado é de 67%, sendo 78% nas regiões com mais casos. Os de enfermaria, como ele apontou, têm ocupação de 58%, ou seja, para cada dez abertos no estado, quatro estão livres para internação. “Isso vem se mantendo há dez dias, então nós entendemos que estamos saindo do platô, mas aquém do que seria aquele pico, e que isso (curva epidemiológica) só vai começar a baixar à medida que houver o aumento da imunidade da população, que nós entendemos que talvez comece nos próximos 15 dias ainda”, reforçou Amaral.

Monitoramento de surtos

Minas Gerais tem 327 surtos de coronavírus em 164 municípios. As informações são da própria Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). As infecções, apontou Amaral, são pontuais e estão controladas, não causando a contaminação de grandes contingentes populacionais. “De uma forma geral todos os surtos até agora tiveram comportamentos de ficarem restritos. Nós não vimos surtos que efetivamente ampliaram muito a transmissão nas cidades, mas, naturalmente, quando nós vemos o número de casos aumentar em algumas cidades, é devido ao surto”, explicou Amaral, enfatizando que surto é quando há mais de três indivíduos acometidos pela doença em uma unidade restrita, como uma empresa ou um asilo, por exemplo.

O post SES-MG projeta redução de casos de Covid-19 nos próximos 15 dias apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar