Sisu abre inscrições e UFJF oferece 1.386 vagas em 61 cursos

Na manhã desta terça-feira (21), começaram as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período para tentar uma vaga no ensino superior público segue até as 23h59 do próximo domingo (26), por meio da página do processo na internet. Nesta edição, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá disponibilizar 1.386 vagas, sendo 1.174 oportunidades para 51 cursos do campus-sede e 212 para dez graduações em Governador Valadares.

Para concorrer, os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não ter zerado a redação. No momento de inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema irá selecionar aqueles com melhor classificação em cada curso, de acordo com as notas do Enem. De acordo com o MEC, se o desempenho do candidato permitir ingresso nos dois cursos escolhidos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Prazo prorrogado

Inicialmente, as inscrições para o Sisu seriam até sexta-feira (24). Entretanto, devido a problemas na correção das provas do Enem, o MEC optou por ampliar o prazo. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro, próxima terça-feira. Já as matrículas ou registro acadêmico nas instituições participantes devem ser realizadas até 4 de fevereiro. Também até esta data, encerra-se o prazo para manifestação de interesse para constar na lista de espera.

Inep corrige notas do Enem

Nesta segunda-feira (20), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que identificou inconsistência nas notas de 5.974 participantes do Enem 2019. Conforme o órgão, os resultados foram atualizados na tarde desta segunda, na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Os casos teriam se concentrado em três municípios mineiros (Viçosa, Ituiutaba e Iturama) e um baiano (Alagoinhas). Ainda segundo o Inep, a diferença entre o número de acertos e a nota divulgada seria “consequência de uma associação equivocada entre a cor do Caderno de Questões e o gabarito correspondente”.

Conforme publicado pela Tribuna nesta segunda, estudantes de Juiz de Fora disseram se sentir prejudicados pela correção das provas. Entretanto, esses alunos não tiveram a nota alterada após solicitar a revisão pelo canal disponibilizado pelo Inep.

De acordo com o professor do Curso de Matemática Para o Enem, Rômulo Machado Garcia, que havia informado à Tribuna sobre, pelo menos, 12 alunos do município terem constatado incoerência na nota da prova de matemática, os jovens estão sendo orientados a realizar uma ação conjunta para tentar recurso. “Pelo que vi, o Inep realmente mudou os erros maiores, como de alunos que estavam com 400 ou 500 pontos de diferença. Talvez realmente pode ser a questão da troca de gabaritos que eles falaram, mas as questões do problema do TRI (Teoria de Resposta ao Item) não foram mudadas.”

Durante o final de semana, até 10h desta segunda, o Inep abriu canais para registro de demandas por revisão das notas, como e-mail e telefone. Só pelo endereço eletrônico, o órgão contabilizou cerca de 172 mil mensagens.

O post Sisu abre inscrições e UFJF oferece 1.386 vagas em 61 cursos apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: