Tempo segue instável em Juiz de Fora até o fim de semana

O deslizamento de lama em um condomínio, às margens da BR-040, mobilizou engenheiros da Defesa Civil no fim da tarde de terça-feira (10). De acordo com o órgão, a lama, que não atingiu moradias, caiu por causa de falha na rede de captação pluvial do local. Os moradores foram orientados a providenciar a correção.

A ocorrência foi a única considerada de destaque pela Defesa Civil desde o início das chuvas que começaram a atingir Juiz de Fora por volta das 15h de terça-feira. A partir desse horário, até as 9h desta quarta (11), o acumulado de precipitações na cidade, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chegou a 30,4 milímetros, índice que representa cerca de 10% do previsto para todo dezembro. No acumulado do mês, o volume já chega a 72 milímetros, que são 23% do esperado para o período.

Segundo o Inmet, a instabilidade é resultado da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno climatológico, comum nesta época do ano, responsável por transportar umidade do Norte em direção ao Sudeste do país. Em Juiz de Fora, a previsão é que a chuva permaneça pelo menos até o próximo sábado (14) e, até este dia, são esperados mais 70 milímetros de precipitações.

O céu deve permanece encoberto nos próximos dias, com termômetros registrando entre 17 e 26 graus. Nesta quarta, a mínima foi de 18,6 graus, observada por volta das 8h.

O post Tempo segue instável em Juiz de Fora até o fim de semana apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar