Terceira remessa de Coronavac, com mais de 15 mil doses, chega a Juiz de Fora

Doses chegaram ao município por volta de 17h30, em um avião vindo de Belo Horizonte (Foto: Fernando Priamo)

A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) recebeu, nesta quarta-feira (10), a terceira remessa de vacinas contra a Covid-19. A nova carga, com um total de 15.400 doses, chegou ao município por volta de 17h30, em um avião vindo de Belo Horizonte, e contém dosagens do imunizante Coronavac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As vacinas foram encaminhadas para a Regional de Saúde e, após faturamento, serão distribuídas aos 37 municípios que pertencem à Regional a partir desta quinta (11).

Conforme o detalhamento divulgado pelo Governo de Minas Gerais nesta terça (9), a maior parte dos imunizantes (10.480 doses) será destinada ao Município de Juiz de Fora, assim como ocorreu com os outros dois lotes recebidos pela SRS. Em nota, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou que irá receber as 10.480 dosagens, quantitativo que imunizará 5.240 pessoas, com a aplicação da primeira e a segunda dose.

A maior quantidade de imunizantes destinada a Juiz de Fora se justifica porque, além de a cidade ter maior contingente populacional de trabalhadores de saúde, também é a referência da macrorregião Sudeste e tem a maior parte dos hospitais de atendimento à Síndrome Respiratória Aguda Grave.

No último domingo, um novo lote com 315,6 mil doses chegou a Minas Gerais. De acordo com o Governo estadual, mais de 100 mil idosos devem ser contemplados em todo o estado neste momento. As doses serão destinadas a mais 6% do grupo de trabalhadores de saúde e ao atendimento de 100% dos idosos com 90 anos ou mais. Em Juiz de Fora, conforme detalhamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a previsão é de que sejam vacinados, nesta etapa, 3.398 idosos, além de mais 1.842 trabalhadores da saúde.

Distribuição

Conforme a SRS-JF, a distribuição dos imunizantes entre os municípios irá ocorrer nesta quinta-feira, com escolta realizada pela Polícia Militar. Em nota, a Superintendência de Saúde solicitou aos municípios que os horários programados e as condições necessárias para entrega das vacinas fossem cumpridos. Desta forma, as cidades devem contar com carro exclusivo, profissional de enfermagem ou técnico de enfermagem da sala de vacina capacitado para o transporte e caixa térmica ambientalizada.

Cadastro de idosos com 90 anos ou mais

Conforme a Secretaria de Saúde, que deu início, nesta terça, ao pré-cadastro dos idosos com mais de 90 anos para a vacinação, a intenção da Prefeitura é imunizar 100% dos idosos acima de 90 anos residentes na cidade. Até o final da manhã desta quarta, 1.110 idosos pertencentes ao grupo priorizado já tinham sido pré-cadastrados, segundo a secretaria.

O formulário está disponível no site da PJF: www.pjf.mg.gov.br. O preenchimento é simples. Os idosos ou seus familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, e-mail, idade e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. Para os idosos que estiverem acamados, a Prefeitura entrará em contato.

A Prefeitura destaca que o questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas. A Secretaria de Saúde ainda esclarece que, embora o questionário tenha as opções de cadastro para outras faixas etárias, neste momento o público-alvo da vacinação é composto por pessoas com 90 anos ou mais. Idosos de outras idades poderão se cadastrar posteriormente, já que o formulário será utilizado nas próximas fases da imunização.

Os locais de vacinação ainda serão divulgados pela Prefeitura, que aguarda a entrega das vacinas ao Município.

O post Terceira remessa de Coronavac, com mais de 15 mil doses, chega a Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar