UBS de Monte Castelo é fechada após agressão à funcionária

Quem procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Monte Castelo, Zona Norte, na manhã desta terça-feira (30), se deparou com um aviso informando que a unidade estaria fechada. Segundo o comunicado, uma funcionária foi agredida nesta segunda-feira (29) e, por esta razão, os demais servidores não iriam trabalhar hoje, “pois os mesmos estão se sentindo ameaçados e estão tomando as devidas providências legais”. Procurada, a Secretaria de Saúde informou, em nota, que a unidade ficou fechada durante a manhã para apuração do caso, mas será aberta a partir das 13h. Conforme o texto, a pasta está dando assistência à servidora agredida. Além disso, “uma equipe da Guarda Municipal será deslocada para garantir a segurança dos servidores que atuam na unidade.” Os atendimentos que aconteceriam durante a manhã serão reagendados.

Se por um lado os funcionários de unidades de saúde estão sujeitos à insegurança, a população também é impactada ao ficar sem atendimento. Para o aposentado Lúcio Condé, que esteve na UBS na manhã desta terça-feira para ser vacinado, a paralisação de toda a unidade é um “descaso” às pessoas que precisam de assistência. “O que aconteceria se fosse um hospital? Iria parar por causa de uma agressão? É preciso resolver, mas não parar toda a unidade.”

A cuidadora de idosos, Marília Freitas dos Santos, que também esteve na UBS para vacinação, compartilhou a insatisfação com a falta de atendimento. Apesar disso, ela destaca que a unidade assiste muitas pessoas, que muitas vezes já procuram o serviço “nervosas”, e ainda há dificuldade no atendimento. “Já foi muito bom. Quando esse posto começou, era uma beleza, mas depois os médicos sumiram, funcionários também. Hoje tem pouca gente atendendo, e às vezes não tem remédio. Acabou tudo.”

Outras agressões

Ocorrências de hostilidade contra funcionários em unidades de saúde têm sido noticiadas pela Tribuna, como no caso de uma servidora municipal, de 21 anos, agredida fisicamente por um usuário no Pam-Marechal, em março deste ano. Depois da repercussão deste episódio, uma enfermeira de 31 anos denunciou que também havia sido agredida na UBS do Bairro Nova Era, na Zona Norte.

O post UBS de Monte Castelo é fechada após agressão à funcionária apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar