UFJF abre inscrição para eventos sobre extensão universitária na pandemia

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o  III Congresso de Extensão da instituição e para a V Mostra de Ações de Extensão, organizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Com o tema “Extensão universitária e isolamento social: desafios e novas perspectivas”, a programação terá palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas entre os dias 25 e 29 de janeiro. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia de Souza Coimbra, anualmente, a instituição procura refletir sobre as ações direcionadas para a comunidade externa, a fim de aprimorar o trabalho desenvolvido na Universidade para atender as demandas apresentadas pela comunidade no entorno. Neste caso, tanto Juiz de Fora e os municípios nas proximidades, como também Governador Valadares e região.

“A mostra e o congresso são espaços de troca, do saber acadêmico produzido pela universidade com os beneficiários de programas e projetos, bem como com a própria sociedade, que pode debater conosco para que possamos redirecionar o conhecimento produzido para atender as demandas sociais”, diz Ana Lívia. “É inverter essa lógica que a universidade produz e entrega para a comunidade. Na verdade, a produção de conhecimento da extensão universitária é resultado de uma troca entre sujeitos que têm saberes diferentes.”

Ainda conforme a representante da Proex, assim como a pandemia da Covid-19 afetou diversas áreas, a extensão universitária também foi impactada, visto que a forma de lidar com a comunidade precisou ser adaptada. Neste contexto, novos desafios foram impostos, que serão debatidos durante o evento.

“A extensão universitária contempla os projetos junto à comunidade – projeto na área de educação, saúde, cultura, trabalho – marcados pela presencialidade, pelo contato com o outro. Nesse momento de pandemia, as atividades, por estarem suspensas, foram realizadas de forma remota. Essa via teve muita participação em cursos e palestras, mas o usuário preferencial dos projetos de extensão não tem acesso a essa tecnologia”, explica. “O que procuramos: entender os desafios de cumprir com a função social da universidade nesse contexto tão difícil de pandemia em que as universidades têm que dar uma resposta de acompanhamento à sociedade.”

Mais de 600 iniciativas

Atualmente, a UFJF conta com 630 projetos e programas de extensão em realização, sendo que, destas, 102 ações foram voltadas ao enfrentamento da pandemia, de acordo com Ana Lívia. Como exemplo, houve a produção de equipamentos de proteção individual, como face shields, bem como a realização de testes da Covid-19. “Nós precisamos pensar a extensão nesse contexto”, reforça.

Palestras com pesquisadoras renomadas

Os eventos realizados pela Proex trarão palestras com três professoras e pesquisadoras renomadas. A primeira acontece nesta segunda-feira (25), às 19h, após a mesa de abertura. A mesma será ministrada pela reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal no Brasil. O tema será “A universidade pública e a extensão universitária em contextos de crise”, e a palestra será mediada pelo reitor da UFJF, Marcus David.

A segunda palestra acontece na quarta-feira (27), às 19h, e será ministrada pela pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Claudia Andréa Mayorga Borges. A professora é influência em questões relacionadas aos Direitos Humanos e, no evento da UFJF, irá abordar sobre “Princípios e metodologias: limites e possibilidades da extensão universitária na modalidade remota”. A palestra será mediada pela pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Fechando a rodada de palestras, a UFJF convidou a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth  Dalcolmo, para falar sobre “O enfrentamento à pandemia de Covid-19 e a função social das universidades públicas”. Margareth atua no desenvolvimento da vacina contra a doença. Sua fala acontece no dia 28, às 19h, com mediação da vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva. Todas as palestras serão transmitidas pelo canal no YouTube da UFJF

Demais atividades

As atividades dos eventos serão abertas ao público externo, além de reunirem as equipes das ações de Extensão da UFJF, beneficiários, parceiros, colaboradores e comunidade acadêmica. Ao todo, o evento irá ofertar oito minicursos e oficinas. Os temas são: como produzir conteúdo digital com acessibilidade; a voz como caminho; diversidade e saúde LGBTQI; cultura, acessibilidade e extensão; comunicação, mobilização e comercialização em ambiente digital para grupos e movimentos populares; café radioativo – desvendando tons de cinza; fact checking: jornalismo de qualidade como direito humano; e Introdução à dança circular. As aulas serão ministradas de 8h às 12h, ou de 13h às 15h30, conforme a programação.

Os certificados de participação serão emitidos para aqueles que preencherem o formulário de inscrição, referente às mesas redondas, palestras, rodas de conversa e minicursos ou oficinas. De acordo com a UFJF, projetos e ações de extensão inscritos nas modalidades de lives, envio de vídeo e relato de experiência também recebem a certificação. As atividades ao vivo, como lives e palestras, podem ser assistidas sem inscrição prévia, entretanto, desta forma, os espectadores não recebem o comprovante de participação.

Pela primeira vez, os eventos acontecem em conjunto entre os campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

O post UFJF abre inscrição para eventos sobre extensão universitária na pandemia apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar