UFJF e Defesa Civil trabalham em parceria para redução de desastres

O trabalho de mapeamento e redução do risco de desastres em Juiz de Fora teve mais uma etapa concluída por meio da parceria realizada entre o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Defesa Civil. A partir de levantamentos topográficos disponibilizados pela Prefeitura foram desenvolvidos mapas no novo padrão cartográfico (sirgas 2000).

Este trabalho irá permitir ao Município atualizar os mapas de risco e verificar a existência de novas áreas. De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil, atualmente são contabilizadas 79 áreas que somam 299 pontos de risco na cidade.

O professor da Faculdade de Engenharia e coordenador do Nasfe, Jordan Henrique de Souza, explica a importância do desenvolvimento desses mapas. “Alguns chegam a ter um nível de detalhe em que você sobrepõe o polígono, a área ou setor de risco e, simplesmente, consegue identificar se há casas que estão ou não em uma situação de risco.”

O coordenador da Defesa Civil, Jeferson Rodrigues, afirma que a parceria estabelecida com a UFJF, desde janeiro, tem sido muito importante para tornar a cidade mais resiliente. “O Município tem muito a ganhar com essa ação e trabalho exaustivos da Universidade. Foram necessárias 550 horas para sua conclusão, resultando em 54 DVDs entregues para a Defesa Civil e que se estenderá a outras secretarias.”

Outras ações
Rodrigues destaca, ainda, outras ações ao longo dos meses de parceria. “O curso de monitoramento de áreas de risco utilizando o aplicativo Alea possibilitou um ganho de produtividade na atualização constante que tem que ser efetuada nas áreas já mapeadas.”

Também foi realizada consulta pública sobre a resiliência a desastres no município. Os dados estão sendo compilados pelo Nasfe e, posteriormente, serão divulgados. A proposta é que o resultado da consulta pública se transforme em um plano de ações que irá orientar Juiz de Fora.

O post UFJF e Defesa Civil trabalham em parceria para redução de desastres apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: