Vacinação contra a gripe começa na quarta-feira

Tem início na próxima quarta-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe. Para este ano, segundo nova preconização do Ministério da Saúde, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias também farão parte do público-alvo a ser vacinado. Em 2018, apenas crianças com até 5 anos incompletos podiam ser vacinadas. Também deverão ser imunizados idosos, gestantes, puérperas – mulheres com até 45 dias pós-parto -, trabalhadores da saúde, doentes crônicos, professores das redes pública e privada, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Em Juiz de Fora, este público representa 168.873 mil pessoas, e a meta é vacinar 90% deste total.

A campanha acontece até 31 de maio, e o Dia D será no dia 4 de maio, sábado. Neste ano, é preciso ficar atento para os momentos específicos para a vacinação de cada grupo. No período de 10 a 19 de abril, a vacina será aplicada somente nas crianças e nas gestantes. Segundo a supervisora do setor de imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), Marcilene Chaves, a “intenção do Ministério da Saúde é aproveitar este momento para atualizar a caderneta de vacinação destas crianças, de acordo com a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação”.

A segunda fase da campanha tem início no dia 22 de abril e vai até 31 de maio. É neste segundo momento que os idosos começarão a ser vacinados. Em Juiz de Fora, eles representam mais de 70 mil pessoas. Todos os outros grupos prioritários serão vacinados nesta fase, inclusive crianças e gestantes, que foram prioritárias na primeira fase, mas poderão se vacinar até o fim da campanha.

Imunização

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Durante a campanha, o público-alvo deve procurar as 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. Outra opção é o PAM-Marechal, onde as doses serão aplicadas no 3º andar, entre 8h e 16h30. A unidade, no entanto, não vai imunizar idosos.
No caso das crianças e gestantes, é possível procurar também o Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, na Rua São Sebastião 722, Centro, de segunda a sexta, entre 8h e 15h30. Já os idosos podem receber a dose no Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira 943, Centro, de segunda a sexta, entre 8h e 15h30.

Os responsáveis por pessoas acamadas que residem em bairro com cobertura de UBS deverão fazer o agendamento da aplicação da vacina na própria unidade referência. Os que residem em área descoberta de unidade de saúde deverão ter o agendamento feito junto ao setor de imunização, por meio do telefone 3214-4180.

O post Vacinação contra a gripe começa na quarta-feira apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

5 comentários em “Vacinação contra a gripe começa na quarta-feira

  • Avatar
    15 junho , 2019 em 05:36
    Permalink

    We extremely appreciate your website post. There are dozens of techniques we could put it to proper use with a minimum of effort with time and capital. Thank you so much for helping make the post give light to many queries we have got before now.

  • Avatar
    29 maio , 2019 em 12:58
    Permalink

    Good write-up, I’m regular visitor of one’s blog, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a long time.

  • Avatar
    4 maio , 2019 em 13:20
    Permalink

    Thank you for sharing superb informations. Your site is so cool. I’m impressed by the details that you have on this blog. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found simply the info I already searched everywhere and just could not come across. What a great site.

  • Avatar
    26 abril , 2019 em 14:33
    Permalink

    Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is excellent blog. An excellent read. I will certainly be back.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: