Vacinação contra gripe será retomada nesta quarta em JF

Após ser suspensa na maior parte das unidades de saúde nesta terça-feira (31), devido a desabastecimento, a vacinação contra a gripe será retomada no município nesta quarta (1º de abril). De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), já nesta terça, a pasta distribuiu novas remessas de doses nas unidades de saúde da zona urbana. Portanto, a partir da manhã desta quarta, os estabelecimentos habilitados para imunização estarão abastecidos e em funcionamento. Na zona rural, no entanto, conforme a pasta, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberão novas doses apenas na manhã desta quarta.

Segundo a Secretaria de Saúde, as UBSs funcionam, durante a campanha de vacinação, de 8h a 10h30 e de 13h a 16h30; o Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira 943, Centro, funciona de 8h a 16h30 e, o PAM-Marechal, de 8h a 16h30.

Metade dos idosos já recebeu imunização

Quase 50% do público idoso de Juiz de Fora foi vacinado contra o Influenza, o vírus da gripe, somente na primeira semana da campanha de vacinação – entre 23 e 27 de março. O balanço foi divulgado pelo setor de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) nesta terça. De acordo com o departamento, no período, foram aplicadas 40.321 doses da vacina. Deste total, 35.196 foram administradas em idosos, e 5.125 em profissionais de saúde. Isso representa uma cobertura vacinal de 49,22% e 22,49%, respectivamente.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a primeira fase da campanha, de 23 de março a 15 de abril, é voltada a idosos e profissionais de saúde. Durante esta semana, serão priorizados idosos com a faixa etária entre 70 e 79 anos. A medida pretende evitar aglomerações de pessoas, principalmente idosas, nas unidades de saúde para receberem a dose da vacina contra gripe. Na próxima semana, serão vacinados aqueles que têm 60 a 69 anos.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que tenha alergia grave a ovo de galinha.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: