Vacinação em idosos de 88 e 89 anos é iniciada em Juiz de Fora

Idosos buscaram os postos de atendimento no início da manhã desta segunda-feira (Foto: Leticya Bernadete)

A vacinação em idosos de 88 e 89 anos começou nesta segunda-feira (22) em Juiz de Fora. A imunização acontece em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI). O horário de funcionamento destes pontos é das 8h às 16h, sem interrupções, com exceção das quintas, quando o funcionamento para vacinação nas UBSs é até as 14h.

Por volta das 9h desta segunda, a fila no DSI estava extensa, com diversos idosos e acompanhantes. Alguns se precaveram para possíveis demoras e improvisaram bancos e cadeiras para sentar enquanto aguardavam a vacinação. Foi o caso de Itália Tampone Ribeiro, de 88 anos. Durante os meses da pandemia, Itália aguardou o desenvolvimento de um imunizante contra a Covid-19. “A vacina é a esperança que temos”, comenta.

Mesmo após se imunizar, João Aurélio Leite, 88 anos, garante que irá manter os cuidados necessários. “Eu espero me livrar desse problema, mas nem por isso vou deixar de usar máscara. Vou vacinar, mas vou continuar usando máscara até as coisas normalizarem”, conta. De acordo com João, durante o período da pandemia, ele ficou em casa durante a maior parte do tempo, mas se preocupa ao sair na rua por conta da falta de cuidado entre muitas pessoas. “Nós temos que ser disciplinados e respeitar. Quando saio na rua, como agora, vejo pessoas sem máscara. É revoltante, não pensam neles e nos outros.”

Mais segurança

A idosa Izelina Ferreira Cardoso, 88 anos, estava ansiosa para a imunização, como contou sua filha Márcia Cardoso Vidigal, que a acompanhava na fila do DSI. “Tem um ano que os outros filhos não a visitam. Ela mora comigo, então queremos dar uma segurança. Essa é a nossa preocupação hoje”, afirma.

Com 89 anos, Maria Dora de Souza foi sozinha ao Departamento do Idoso para se vacinar. A aposentada conta que prefere fazer suas atividades por conta própria, visto que está bem de saúde. Além disso, o filho já toma conta de sua cunhada, que tem 90 anos e está com Alzheimer. A vacina, então, traria maior segurança. “Para não ficar muito preocupada o tempo todo com aquela questão de lavar as mãos, e para sair também. Às vezes eu vou as ruas fazer compras e ir ao médico”, relatou à reportagem.

PJF continua realizando pré-cadastro

Para a imunização, os idosos de 88 anos ou mais devem realizar o pré-cadastro pelo site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A Secretaria de Saúde (SS) disponibilizou um formulário online para o registro, que pode ser acessado pelo banner disponível na página inicial do endereço eletrônico.

Para o preenchimento do formulário, basta inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade, e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. Como destacado pela administração municipal, o questionário não é um sistema de agendamento. Seu objetivo é agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações.

No momento da imunização, os idosos devem apresentar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.

De acordo com a PJF, mesmo que nesta segunda tenha dado início a imunização de um novo grupo (idosos de 88 e 89 anos), os demais, de idade superior, ainda podem se vacinar nas UBSs e no DSI. Já a vacinação dos profissionais da saúde da ativa de 60 anos ou mais acontece até esta sexta-feira (26). Em Juiz de Fora, até a manhã desta segunda, foram imunizadas 19.122 pessoas com a primeira dose, e 10.456 pessoas com a segunda dose.

Confira os locais para vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora

  • Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira 943;
  • UBS Benfica: Rua Guararapes 106;
  • UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72; 
  • UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775;
  • UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1.910;
  • UBS Santa Luzia: Rua Torreões s/nº;
  • UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1.433;
  • UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

O post Vacinação em idosos de 88 e 89 anos é iniciada em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: