Vacinação em JF contempla pessoas com idades entre 30 a 36 anos nesta semana

Juiz-foranos que têm entre 30 e 36 anos poderão se vacinar contra a Covid-19 nesta semana. O calendário, que foi modificado com a antecipação da imunização desta faixa etária, prevê a vacinação do público com até 30 anos até o próximo sábado (24). A antecipação também permitiu a divulgação do calendário para pessoas entre 18 e 29, que vai ocorrer entre 26 de julho e 14 de agosto.

Nesta segunda (19), serão vacinadas pessoas que têm 36 anos ou mais. Na terça (20), os juiz-foranos com mais de 35 anos receberão as doses. Na quarta (21) será a vez de quem já completou 34 anos, e na quinta (22), de quem tem 33 ou mais. Na sexta (23) serão vacinadas as pessoas com 32, e no sábado (24), quem tem a partir dos 30 anos.

Orientações

Segundo a PJF, a vacinação acontece de segunda a sexta nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, no Sport Club Juiz de Fora e no Círculo Militar. Nos sábados, a imunização conta com o apoio de locais como o PAM-Marechal e o drive-thru da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A Prefeitura de Juiz de Fora afirma que caso a pessoa não consiga receber a dose da vacina no dia destinado à sua idade, pode ir em busca do imunizante nos dias posteriores. Porém, para evitar filas, é indicado que a vacinação ocorra no dia destinado à idade contemplada.

Outros públicos

Além da imunização por faixa etária, nesta semana também seguem sendo vacinadas grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam) em até seis meses de pós-parto.

Jovens com 18 a 29 anos

Na semana seguinte, o calendário tem continuidade, contemplando pessoas com idade a partir de 29 anos. No dia 26 de julho serão contemplados os juiz-foranos que têm 29 anos completos. No dia 27, é a vez de quem tem 28 anos ou mais. No dia 28, quem tem 27 anos poderá receber a primeira dose. Já quem completou 26 anos poderá ir a um posto de vacinação no dia 29. No dia 30 é a vez de quem tem 25 anos, e no dia 31, último dia do mês de julho, serão contemplados os juiz-foranos com 24 anos ou mais.
Já entrando no mês de agosto, o calendário sofre uma modificação: além da divisão por idade, também haverá indicação de data específica de acordo com o mês de nascimento.

Em entrevista ao programa Tribuna Transamérica 1ª edição nesta sexta-feira (16), o secretário de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora, Márcio Guerra, deu detalhes sobre a decisão. “Foi uma organização para dividir o número de pessoas atendidas e garantir maior tranquilidade”, afirma Márcio.

Desta forma, em 2 de agosto serão imunizadas pessoas com 23 anos nascidas entre janeiro e junho. No dia seguinte (3 de agosto), será a vez daqueles de mesma idade que nasceram entre julho e dezembro.
Na quarta-feira (4), está agendada a aplicação da primeira dose para quem tem 22 anos e nasceu no primeiro semestre. No dia 5, chega a vez das pessoas com 22 anos e que nasceram no segundo semestre.

O processo segue desta forma, com dois dias para cada faixa etária, até 14 de julho, quando o processo de imunização por idade deve ser concluído, com a vacinação de todas as pessoas com mais de 18 anos na cidade.

Expectativas

Ainda de acordo com Márcio, a expectativa da PJF é encerrar o mês de julho com 30 mil aplicações da segunda dose. “As vacinas estão garantidas, e não há motivo de preocupação. Estamos muito felizes, porque a população está se protegendo e retornando para vacinar.”

Segundo ele, os efeitos esperados da campanha estão sendo atingidos. “Estamos acompanhando a redução do número de mortes e ocupação de leitos.”

Adolescentes

Durante a entrevista, também foi mencionada a visita do governador Romeu Zema (Novo) a Juiz de Fora entre quinta (15) e sexta-feira (16). Na ocasião, ele mencionou o interesse em iniciar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos em Minas Gerais.

De acordo com Márcio, a Prefeitura soube da informação no momento da fala do governador. “Mas estamos preparados para, assim que houver a autorização, iniciarmos esta nova etapa.”

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: