Vereadores juiz-foranos criam frente parlamentar de combate à dengue

A Câmara Municipal de Juiz de Fora anunciou, na última segunda-feira (24), a criação de uma frente parlamentar para conscientizar a população sobre a dengue. A iniciativa foi proposta pela vereadora Ana Rossignoli (PMDB) e tem o intuito de mobilizar esforços para o combate conjunto entre o poder público e a sociedade juiz-forana, com ações informativas previstas para serem realizadas em instituições como igrejas, escolas e associações. O projeto será apresentado em audiência pública no dia 4 de julho.

Até agora, Juiz de Fora já registrou sete mortes em decorrência de dengue, tendo, ainda, outros seis óbitos suspeitos, e acompanha Minas Gerais no estado de alerta para a doença. A situação emergencial foi a motivação da vereadora, que vai compor a Frente Parlamentar com os também vereadores Marlon Siqueira (MDB) e Wanderson Castelar (PT). De acordo com Ana, a única forma de conter a proliferação de casos da doença é conscientizando a população sobre comportamentos que podem eliminar criadouros de focos do mosquito Aedes aegypti. “Por mais que a gente conscientize, as pessoas nunca acham que aquilo vai acontecer com elas, a pessoa ainda acha que não tem um foco de dengue em casa. Então vamos trabalhar a prevenção até mesmo para o futuro, para conter a proliferação”, aponta a vereadora, destacando que o intuito é manter a mobilização por um longo período.

Para ter sucesso na investida, além dos vereadores, 23 órgãos, associações e entidades públicas, incluindo pastas da Prefeitura como as secretarias de Saúde, de Educação, de Trânsito e de Obras, serão mobilizadas. As ações vão focar principalmente no público infantil, o que é uma estratégia da frente parlamentar para chegar até as pessoas adultas, segundo a vereadora Ana. “Os nossos encontros serão muito focados em escolas. Porque a criança, quando chega em casa, fala com os pais e ela mesma corrige, ela mesma evita de estar deixando um copo jogado no terreiro que pode acumular água. A gente tem que trabalhar iniciando isso pela criança”, projeta.

 

Novo boletim epidemiológico aponta aumento moderado

Enquanto a iniciativa de combate à dengue era iniciada na Câmara, o boletim epidemiológico da semana foi publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) nesta terça-feira (25), constatando aumento moderado na incidência de casos prováveis da doença. Em Juiz de Fora, a publicação aponta para 3.297 suspeitas, com aumento de 132 registros em relação ao boletim da última semana. A estatística passa longe dos crescimentos na incidência apontados anteriormente, a qual chegou a aumentar em quase 1000% entre março e abril deste ano.

Em âmbito estadual, a nova publicação registrou 423.317 casos prováveis, com quase 1.500 novas suspeitas em uma semana. Já são 86 óbitos em decorrência de dengue em Minas Gerais, motivando atenção do Governo do Estado para a epidemia. Mais de R$ 12,5 milhões já foram disponibilizados para o combate à doença em municípios mineiros com índice superior a 300 casos prováveis por 100 mil habitantes. Juiz de Fora já superou a marca há um mês, mas ainda não foi contemplada com a verba.

O carro fumacê poderá ser outra ferramenta para combater a dengue em Juiz de Fora, mas o pedido pelo equipamento realizado pela Prefeitura à SES  está há quatro semanas sob avaliação do Estado, sem resolução até o momento.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar