Vigilância Sanitária faz nova vistoria em centro terapêutico

A Secretaria de Saúde informou, nesta quarta-feira (17), que o Departamento de Vigilância Sanitária fará nova vistoria até a próxima sexta no Centro Terapêutico Felicitá, situado no Bairro Salvaterra, Zona Sul de Juiz de Fora. O local foi interditado no último dia 3 por violação de direitos humanos, após denúncias de internações involuntárias e de violência contra os pacientes.

Os responsáveis receberam dez dias, a contar da data da vistoria, para promoverem o regresso dos residentes ao convívio com seus familiares ou fazer o encaminhamento a instituições regularmente licenciadas. Conforme a assessoria da Secretaria de Saúde, o caso segue sendo acompanhado pela Vigilância. Durante a nova visita, será verificada se as medidas solicitadas foram adotadas ou se o local será fechado.

A unidade interditada se intitula como clínica de recuperação para dependentes químicos. A inspeção foi realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Vigilância Sanitária, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Regional de Medicina, Polícia Militar e Departamento de Saúde Mental de Juiz de Fora.

O promotor de Justiça Jorge Tobias de Souza informou, na ocasião, que vários pacientes afirmaram terem sido internados involuntariamente, muitas vezes, com uso de violência. Eles ainda seriam obrigados a praticar todas as atividades propostas e, caso não concordassem, eram impedidos de ter contato com familiares ou forçados a ingerir coquetel com medicamentos sedativos. Usuários afirmaram ter sofrido, ainda, coações, ameaças e violência física, como chutes, tapas e esganadura.

Novas fiscalizações estão programadas em outras comunidades terapêuticas.

O post Vigilância Sanitária faz nova vistoria em centro terapêutico apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Um comentário em “Vigilância Sanitária faz nova vistoria em centro terapêutico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: