Volta às aulas deve impactar trânsito

Mais de 22 mil alunos de graduação e pós-graduação voltam às aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta segunda-feira (11). Com o retorno às atividades, é esperado também aumento no fluxo de veículos na cidade, especialmente nas proximidades da instituição. Conforme a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o período de retomada do funcionamento de instituições de ensino trazem uma estimativa de aumento de 30% no trânsito do município, sobretudo nos horários de pico.

Com retorno às atividades, movimentação no anel viário e no entorno da universidade devem aumentar (Foto: Fernando Priamo)

Durante o período letivo da UFJF, é comum motoristas encontrarem retenções na Avenida Presidente Costa e Silva e na Rua José Lourenço Kelmer, que dão acesso ao Pórtico Norte, na Cidade Alta. Já quem passa pelo Pórtico Sul, vindo da Avenida Presidente Itamar Franco, pode sentir o impacto especialmente na altura do Hospital Monte Sinai. É o caso de Bárbara Gonçalves da Silva, estudante da Faculdade de Letras. Ela costuma ir às aulas de carro e, durante o período letivo, leva um tempo maior para vencer um trajeto de cerca de 500 metros, entre o Independência Shopping e a entrada da UFJF, principalmente nos horários de 8h e 14h. “Só na subida, devo demorar por volta de 15 minutos”, relata. “Está cada dia pior.”

Por servir como acesso a diversos bairros da Cidade Alta, o anel viário também é usado pela população, o que contribui para os problemas de retenções nas imediações. Para Thiago Vianna, publicitário e morador do Bairro São Pedro, é visível a diferença do fluxo de veículos durante o período letivo. Entretanto, na opinião dele, o crescimento significativo da região e falhas na sinalização também contribuem. Thiago tem o hábito de passar de carro pelo Pórtico Norte pelo menos quatro vezes ao dia, mas observa situações controversas no trânsito especialmente por volta de 8h e 19h. “Acho que a falta de sinalização naquele ponto é algo falho, que deveria ser levado mais em consideração. A falta de um semáforo na rotatória acaba fazendo com que os pedestres fiquem batalhando com os veículos para conseguir passar, o que é muito perigoso. Se tivesse mais sinalização ali, talvez conseguisse normalizar mais a situação.”

Para outras pessoas, a solução é tentar fazer caminhos alternativos. Douglas Lopes, designer gráfico e morador do Bairro Serra d’Água, também utiliza a via da UFJF para ir ao trabalho, no Alto dos Passos. Para ele, o retorno do funcionamento habitual dos coletivos que atendem a UFJF é um dos fatores que contribuem também para o trânsito intenso na região Sul da instituição, especialmente por volta de 18h. “Tem os pais buscando alunos nas escolas, o pessoal saindo do trabalho e alunos indo para a UFJF. Nesse período, aumenta a circulação dos coletivos também, então engloba uma série de fatores que acredito que causam essa retenção, tanto em São Pedro, quanto na própria Federal.” Muitas vezes, os engarrafamentos levam Douglas a optar por utilizar outros caminhos ao retornar para casa. “Quando subo e vejo que está muito tumultuado, vou pelo Parque da Lajinha, ou então pelo Dom Orione”, diz.

Settra atua nas proximidades do campus

Conforme o gerente do departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron Júnior, a Settra não terá operação especialmente voltada ao retorno das aulas na UFJF. Entretanto, a pasta mantém atuação em locais de grande movimentação de público, seja de veículos ou pedestres. Desta forma, os agentes de trânsito devem monitorar as vias no entorno da UFJF. “A nossa atuação dentro do campus é restrita, então vamos nos preocupar com os acessos, como as avenidas Presidente Itamar Franco e Presidente Costa e Silva e a Rua José Lourenço Kelmer. Vamos monitorar as vias de acesso ao campus para garantir a segurança e fluidez, fiscalizando as possíveis irregularidades e infrações cometidas.”

A intensificação no fluxo de veículos na região está relacionada à utilização do próprio automóvel por estudantes e servidores, bem como pelo aumento da demanda por transporte público, segundo Peron. A partir de segunda-feira, os ônibus que atendem a Universidade voltam a operar normalmente. As linhas 545 e 555, suspensas durante as férias, retornam o atendimento, enquanto as linhas 525 e 535 estendem os horários de circulação, limitados desde o fim do último período letivo.

Orientações

Para garantir segurança no trânsito, a orientação é voltada ao respeito e responsabilidade na hora de se locomover. “É necessário não só respeitar as leis de trânsito e normas de circulação e conduta, como respeitar também o outro: o motorista ao ciclista e pedestre, e vice e versa. Essa orientação é para evitar que as pessoas se envolvam em acidentes de trânsito que podem trazer transtornos mais sérios, não só problemas de ordem financeira, mas, especialmente, danos à pessoa, que é com o que mais nos preocupamos”, afirma Peron.

Universidade prepara recepção para calouros

Desde 2017, a UFJF promove evento de apresentação da instituição aos calouros, com atrações culturais ao ar livre. Neste ano, os mais de 2.300 alunos de graduação que já confirmaram matrícula no campus sede para o primeiro semestre letivo de 2019 serão recebidos por integrantes da administração acadêmica na terça-feira (12), das 17h às 19h, na Praça Cívica.

A recepção será feita pelo reitor Marcus David e por representantes do Conselho Superior (Consu) da UFJF. Haverá, ainda, a distribuição de uma cartilha sobre a Ouvidoria e as principais dúvidas que os novos alunos têm sobre a instituição. Além disso, eles poderão prestigiar a apresentação das Guerreiras de Clara, bloco que homenageia a intérprete mineira Clara Nunes.

Outros serviços

Com o retorno do período letivo, outros setores da UFJF voltam a funcionar normalmente. A instituição reforça que o Portal do Estudante – que pode ser acessado pelo site www.ufjf.br/estudante – traz informações essenciais para o cotidiano dos alunos, como funcionamento de bolsas e auxílios, Biblioteca Universitária, além de notícias pertinentes aos estudantes. Os calouros que vêm de outras cidades podem acessar também o Guia de Sobrevivência da UFJF, que oferece dicas para os ingressantes advindos de outros municípios.

O post Volta às aulas deve impactar trânsito apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar