Anuncio de corte de recursos para Sistema FIEMG pode afetar capacitação profissional

O Sistema FIEMG composto pelo Sesi Serviço Social da Indústria e o Senai Serviço Nacional de Aprendizagem Industria reagiu as declarações do futuro Ministro da Economia Paulo Guedes.  O homem de confiança do futuro presidente da república Jair Bolsonaro disse que o Sistema terá uma redução de 30% nos recursos.

O corte de 30% dos recursos significa a redução de cerca de 1,1 milhão de vagas em cursos profissionais oferecidos pelo Senai por ano, além do fechamento de 162 escolas de formação profissional da entidade. Outros impactos, também são avaliados pela FIEMG. As entidades calculam um corte de 498 mil vagas para alunos do ensino básico ou na educação de jovens e adultos do Sesi.

A proposta de cortes é de Paulo Guedes é “meter a faca” no Sistema S. O anuncio foi feito durante uma reunião com empresários no Rio de Janeiro, o economista disse que, para reduzir os gastos do governo, pode cortar as verbas destinadas ao sistema. A equipe do futuro ministro da Economia, estuda acabar com a obrigatoriedade de pagamento ao Sistema S pelas empresas. A ideia é retirar a contribuição da lista de recolhimentos compulsórios que incidem sobre a folha de salários.

Em Divinópolis através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Unidade Divinópolis, são disponibilizadas diversas vagas gratuitas para os cursos de qualificação profissional como Padeiro e Montador de Painéis Elétricos. Os cursos são destinados à população de baixa renda. Como mostra a reportagem do Jornal Candides.

O post Anuncio de corte de recursos para Sistema FIEMG pode afetar capacitação profissional apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar