Detentos constroem Centro Jurídico dentro da unidade prisional de Divinópolis

Evitar deslocamentos e trazer mais segurança durante os procedimentos. É com esse objetivo que está sendo erguido dentro da unidade prisional de Divinópolis o Centro Jurídico. No espaço, os detentos poderão conversar com os advogados e participar de audiências virtuais. E tem um detalhe: os próprios presos do regime fechado que estão executando a obra.

O Centro Jurídico está sendo construído pelos próprios detentos em um espaço de 120 m² onde antes funcionava um galpão. Os detentos terão acesso ao parlatório, essa divisão em que é possível conversar com o advogado. Nas instalações haverá sala de espera, uma cela para os detentos além de mais quatro salas onde devem ficar os equipamentos para as videoconferências. A unidade de Divinópolis foi pioneira na instalação do serviço.

Os detentos foram escolhidos com base na aptidão, conhecimento no trabalho desenvolvido e no comportamento. Toda a execução da obra é acompanhada de perto pelos policiais penais e pela direção do presídio, que também repassa orientações quanto à obra.

Oito detentos que apresentam bom comportamento trabalham na construção do Centro Jurídico. A cada três dias trabalhados, um dia é abatido na pena. A previsão é que a obra seja concluída já no mês que vem.

O Victor vive essa expectativa. Fazendo serviços de pintura, também dá auxilio como servente. Ele está prestes a completar a pena e concorda que o trabalho qualifica e ajuda a refletir dentro do cárcere.  

Na parte de cima, um almoxarifado também está sendo construído. Falta finalizar a parte elétrica e assentar o piso. O recurso empregado na obra, de aproximadamente R$ 160 mil veio das verbas pecuniárias de comarcas da região.

 

O post Detentos constroem Centro Jurídico dentro da unidade prisional de Divinópolis apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: