Dia da consciência negra: alunos de Divinópolis participam de debate sobre preconceito

Neste 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra. Mais que comemorar uma data para refletir as ações e as políticas sociais voltadas ao povo negro. O Brasil é um dos países onde mais se matam pessoas negras, por isso, alunos da escola Joaquim Nabuco participaram de uma de um debate com atividades do movimento negro.

Pouco mais de 200 alunos do ensino médio da escola Joaquim Nabuco participou ao longo da manhã, de um encontro.  O grande símbolo do dia da consciência negra é zumbi dos palmares. Morto em 1695, aos 40 anos, segundo registros históricos. Zumbi dos palmares lutou para conquistar a igualdade, a liberdade para com os escravos que viviam na região que hoje pertence ao estado de Alagoas.

Os alunos puderam debater sobre temas como racismo, homofobia e até mesmo a desigualdade social. Em tempos em que o digital está cada vez mais presente, surgem discursos por detrás das telas que muitas vezes tratam com desrespeito ao semelhante, mas aqui, isso também está sendo discutido.

Dados do departamento penitenciário nacional apontam que 61,6% da população carcerária é composta de negros e pardos, mas da metade da população privada de liberdade. Outro dado diz respeito ao cenário político. Apenas 4% das cadeiras no senado, assembleias legislativas e no congresso, são ocupadas por negros. E aqui, o mais importante de tudo, sempre prezar pelo respeito ao próximo.

O post Dia da consciência negra: alunos de Divinópolis participam de debate sobre preconceito apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar