Entidades alegam que reabertura do aeroporto não é uma necessidade emergencial para prefeitura

Reativar o aeroporto Brigadeiro Cabral foi uma das prioridades elencadas pelo grupo gestor em Divinópolis. Várias entidades e empresários iniciaram em 2017 esta ação de apoio ao poder público oferecendo alternativas para o desenvolvimento da cidade. O assunto foi tema do programa da TV Candides Divinópolis em Debate desta segunda-feira, 23 de julho.

A proposta de parceria público privada levada para prefeitura de Divinópolis era uma alternativa emergencial, até que fosse feita a licitação de uma nova empresa. O governo chegou a colocar a falta de caminhos legais como empecilho para execução do projeto.

Trecho nota prefeitura

“É preciso ressaltar que qualquer decisão neste sentido, além das exigências aos contratos com o Município, passa também por legislação própria do setor aeroviário brasileiro, sendo necessária a adequação e afinidade com as normas que regem o funcionamento desse tipo de serviço.”

Mas as entidades questionam o posicionamento do executivo. Segundo o grupo gestor existem documentos como laudos do Ministério dos Transportes que dão legalidade a este tipo de convênio. Segundo os empresários contratos semelhantes já foram feitos em outras cidades de Minas Gerais.

Hoje a prefeitura de Divinópolis paga para EMOP 42 mil reais por mês para manter o aeroporto aberto. A proposta das entidades era reverter este valor para uma empresa do setor que daria ao aeroporto condições novamente de operar. O restante do contrato no valor de 55 mil reais seria de responsabilidade do setor privado. Mesmo sem gerar custos o convênio não foi assinado.

Os empresários atribuem a não execução do projeto a falta de interesse político. Segundo o presidente do SINVESD Marcelo Ribeiro a equipe técnica da prefeitura alegou durante a reunião da última sexta-feira, 20 que a reabertura do aeroporto na cidade não é uma necessidade emergencial.

Desde o cancelamento do contrato com SOCICAM os voos comerciais em Divinópolis foram suspensos. Nem as aeronaves de captação de órgãos tem mais condição de pousar na cidade, impossibilitando o Hospital São João de Deus de oferecer este serviço. De acordo com as entidades de classe essa perda de referência tira a competitividade comercial do município. O programa Divinópolis em Debate será reexibido no domingo, 29 às 19 horas.

O post Entidades alegam que reabertura do aeroporto não é uma necessidade emergencial para prefeitura apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar