Especialista alerta: alimentação e rotina das crianças na pandemia requerem cuidados

Uma série de desafios para toda família. Esta situação tem sido comum durante a pandemia do novo coronavírus. Entre estes principais desafios está a alimentação das crianças. Com o isolamento social, sem aulas e demais atividades, eles ficam em casa o tempo todo e tendem a comer mais e nem sempre alimentos saudáveis, e é ai que mora o perigo.

Priorizar as refeições saudáveis é fundamental para o sistema imunológico ficar fortalecido e prevenir o ganho de peso. As crianças andam gastando menos energia, já que as atividades ao ar livre e os passeios estão proibidos para reduzir as chances de propagação do novo coronavírus. Crianças obesas têm mais riscos de se tornarem adultos obesos. E a consequência disso é o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

A prova são os números da obesidade infantil, que não param de crescer no Brasil. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças do país de 5 a 9 anos são obesas e 18,9% dos adultos estão acima do peso. Para conter o avanço do problema, a endócrino pediátrica, Debora Lima recomenda que os pais criem uma rotina de alimentação para o período de isolamento, com horários definidos para as refeições. Esta dica de rotina também vale para uso da televisão e do celular. Ela contribui para frear o excesso.

O post Especialista alerta: alimentação e rotina das crianças na pandemia requerem cuidados apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Pesquisar