Fórum da Desburocratização tem o primeiro avanço e facilita abertura de novas empresas

Vencer a burocracia. Este hoje é o principal desafio enfrentado pelas empresas. A situação afeta todos os setores comerciais. Nos últimos anos é um dos dificultadores mais questionados em Divinópolis. A morosidade tem feito o município perder força de desenvolvimento.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que as empresas gastam 1.958 horas e R$ 60 bilhões por ano para vencer burocracia tributária. A estrutura e recursos humanos que as empresas precisam montar para lidar com a burocracia consomem cerca de 1,5% do faturamento anual.

Os números são considerados absurdos, mas fazem parte de uma realidade. Para tentar implantar um futuro diferente foi formado em Divinópolis o Fórum da Desburocratização. Formado por entidades de classe o Fórum discute semanalmente medidas efetivas para serem aplicadas na cidade.

Um dos membros é o presidente do Sindicato dos Contabilistas Sergio Bebiano. No programa Divinópolis em Debate desta segunda-feira, 21 ele afirmou que a cidade chegou a ter o número de 1200 alvarás parados por falta de análise. Uma situação que retarda uma série de benefícios. Enquanto aguarda a liberação a empresa deixa de pagar tributos, gerar emprego e fomentar o mercado.

A demora na análise destes projetos foi um dos primeiros pontos enfrentados pelo Fórum. Com o apoio da secretária Municipal do Meio Ambiente Flávia D`Alessandro, e a equipe técnica da prefeitura eles conseguiram adequar a cidade a legislação Federal. Com isso o governo consegue fazer a liberação do alvará de baixo risco em 24 horas.

Além da parceria entre a Sociedade Civil e o Poder Público, um dos métodos utilizados pelo Fórum é a busca de experiências. Segundo presidente do Sindicato dos Contabilistas várias cidades onde o serviço já funciona foram visitadas. O que deu certo em outros municípios foi aplicado em Divinópolis. O próximo passo é implantar a solicitação de alvarás on line. Sergio afirma que nos próximos meses já é possível oferecer o serviço.

A desburocratização foi um dos temas debatidos no programa da TV Candides. A força da carga tributária em Minas Gerais e o planejamento financeiro foram outros assuntos abordados. O programa Divinópolis em Debate será reexibido no domingo, 27 a partir das 19 horas.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar