Investimento na atenção primaria pode resolver cerca 80% dos problemas de saúde em Divinópolis

Investir na atenção primária. Este é o caminho apontado por especialistas para eliminar problemas da saúde pública em Divinópolis e em todo pais. O assunto foi o tema discutido no programa Divinópolis em Debate da TV Candides nesta segunda-feira, 02 de julho.

Pacientes aguardando vagas para internação. Esta é hoje a grande dificuldade dos divinopolitanos que buscam atendimento na UPA Padre Roberto a porta de entrada para o SUS. Além da limitação de vagas em hospitais outro fator é responsável pela geração do problema, a falta de orientação.

A inversão de atendimento causa diversas consequências. Ela aumenta os custos, pois deixa de lado a prevenção para realizar o tratamento.  Os especialistas fazem ainda outro alerta, a internação inadequada eleva os riscos de agravamento das doenças.

O caminho para dar mais eficiência à saúde pública é aprimorar a atenção primária. O município de Divinópolis tem hoje cerca 20 PSF’S para atender mais de 220 mil pessoas. O número é insuficiente, segundo o Governo Federal se houver mais investimentos nesta área, 80% dos problemas da saúde no município podem ser resolvidos.

O programa teve a participação ainda de Luis Ângelo economista e diretor da CDL, e Marco Vinicius presidente do SINDIMOVEIS. O Divinópolis em Debate será reapresentado no domingo, 08 a partir das 19 horas.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: