Longa estiagem: Rio Itapecerica está 1,63 abaixo do nível normal

Céu azul, sem nenhuma nuvem no céu. Esse é o cenário típico do inverno em Divinópolis. A última vez que choveu foi em junho – 17,8 milímetros. Mas chuva considerável mesmo foi em março 80,6 mm.

O verão também foi pouco chuvoso. De janeiro a março choveu apenas 490 mm isso quando a previsão é de aproximadamente 600 mm. Com tanto tempo se chover, o principal rio de Divinópolis está 1,63 abaixo do nível.

Normalmente o nível do rio Itapecerica costuma chegar em 60 centímetros.  A Defesa Civil estima que a cada mês sem chuva o rio diminua, em média, 10 centímetros.

No mês passado, a Defesa Civil juntamente com a secretaria de obras realizou a limpeza do leito rio no trecho entre o Porto Velho e o Niterói. Mais três toneladas de resíduos foram tiradas de lá. A remoção da sujeira do fundo do manancial auxilia no escoamento da água, mesmo nos dias mais secos. A Defesa Civil explicou que alguns córregos também chegaram a secar devido à estiagem.  

Mesmo baixo e com águas turvas, ainda tem quem arrisque uma pescaria. Entre copos descartáveis, embalagens plásticas e até o isopor que demora anos para se decompor, o rio Itapecerica ainda tenta fazer seu papel. Garantir a biodiversidade.

Postado originalmente por: TV Candides

%d blogueiros gostam disto: