Novas ferramentas de segurança e combate a criminalidade começam a dar resultado em Minas

Quem tiver um aparelho de celular furtado ou roubado conta agora com uma nova ferramenta de segurança. A partir de agora essas pessoas vão poder bloquear o aparelho usando apenas o número da linha telefônica e dados pessoais. O programa foi lançado em Minas Gerais pelo governador Fernando Pimentel.

A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais vai operar um sistema online, hospedado na página da Secretaria de Segurança Pública. De acordo com o Executivo estadual, o bloqueio poderá ser feito em menos de três cliques e deverá ser pedido pela internet até 48 horas após o registro da ocorrência.

Uma equipe da secretaria vai providenciar a inutilização do aparelho junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até 24 horas. Com esse sistema, não há mais necessidade de fornecer o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei). O programa ainda preserva o número é bloqueado apenas o aparelho. O bloqueio da linha deve seguir o trâmite junto a cada empresa de telefonia.

Outra novidade no quesito segurança pública é o Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais, que integra as atividades das secretarias de Segurança, de Administração Prisional, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras instituições do Sistema de Segurança Pública.

As telas da sala de coordenação podem mostrar imagens em tempo real de 1,1 mil pontos monitorados por câmeras de segurança instaladas na capital, Região Metropolitana, rodovias MG-010, BR-040 e Anel Rodoviário. Com o novo equipamento o governo espera reduzir os índices de criminalidade.

Veja a reportagem da Rede Minas:

 

O post Novas ferramentas de segurança e combate a criminalidade começam a dar resultado em Minas apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar