Posto da PM será desativado e moradores protestam em Divinópolis

Após o anúncio da retirada da companhia da Polícia Militar, situada no bairro Interlagos, um grupo de moradores protestou na noite dessa quarta-feira (9), em frente à sede da unidade, pedindo para que os militares ficassem no bairro. A 142°CIA de Polícia Militar está situada na região sudeste de Divinópolis, atendendo a bairros como Padre Eustáquio, Vila das Roseiras, Nações, Dona Rosa, Santa Rosa, Interlagos, Maria Helena, Mangabeiras, Ponte Funda, Sagrada Família, Davanuze, Vale do Sol e Lagoa Park.

“Semana passada nós fomos surpreendidos novamente, com esses novos boatos, onde eu marquei uma reunião com comandante Marcelo, comandante regional da Polícia Militar, onde ele afirmou que realmente, a companhia 142, aqui do bairro Interlagos estaria sendo fechada. Então essa manifestação não é contra a polícia e sim, a favor da polícia”, explicou o vereador César Tarzan, que também participou da manifestação. 

Com faixas e realizando um abaixo assinado, os moradores pedem que a companhia continue no bairro Interlagos. A população teme ficar desguarnecida. Eles temem que insegurança aumente na região. Para os moradores, a presença policial inibe ou pelo menos previne ações criminosas. “A gente vai ficar sem segurança. A gente percebe que extensão dos bairros adjacentes vão ficar sem segurança, então nós precisamos realmente da 142 companhia da Polícia Militar atuando na nossa região, no nosso bairro”, contou uma moradora à reportagem.

 

 

POSICIONAMENTO DA POLÍCIA MILITAR

Procurada pela produção do Jornal Candidés, a Polícia Militar emitiu uma nota destacando os motivos para a saída da companhia de polícia do bairro Interlagos. Leia na íntegra:

“O recolhimento da 142 Cia PM faz parte do projeto de reestruturação operacional da Polícia Militar e tem como objetivo fortalecer a atividade de policiamento ostensivo, com vistas a uma maior aproximação com a comunidade. A medida visa ainda disponibilizar mais efetivo para reforçar o policiamento, com o emprego dos Policiais Militares, que atualmente trabalham na administração e na intendência da 142 Cia, na Base Comunitária Móvel- BCM. A BCM será empregada diariamente com 04 Policiais Militares, sendo 02 para o registro de ocorrências policias na própria Base e 02 em motocicletas, realizando patrulhamento preventivo  que será precedido de um criterioso planejamento,  com prioridade de atuação nos pontos comerciais e praças, a fim de atender os anseios comunitários.

Além da BCM e das motocicletas que serão empregadas no setor, as  viaturas continuarão sendo lançadas no patrulhamento preventivo  normalmente nessa Sub área. Há de se ressaltar que trata-se de uma decisão técnica e não política,  que busca uma melhoria na qualidade da prestação de serviço à comunidade. Outro aspecto importante a considerar, é  que o Comandante do Setor estará a frente da BCM para assegurar o pronto atendimento das demandas de segurança pública do respectivo setor. A Base Comunitária funciona como um ponto de apoio e de referência para o cidadão que necessita recorrer aos serviços da Polícia Militar, seja para buscar orientações de Segurança Pública, o registro ocorrências ou mesmo para fazer denúncias de crimes ou fatos que perturbem o quadro de tranquilidade pública. Além de promover segurança objetiva e subjetiva nos locais onde ela se instala”, justificou a Polícia Militar em nota enviada. 

 

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar