28 Congresso
Divinópolis e Região

Santa Casa de Formiga tem dificuldade para superar suas dívidas e mesmo assim permanece na gestão da UPA

Por: TV Candidés 18/10/2017 10:18

A Santa Casa da cidade de Formiga foi escolhida pelo ex-prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB), e contratada com dispensa de licitação, passando a gerir a UPA de Divinópolis no dia 29 de março de 2014, quando a unidade foi efetivamente entregue à população. No dia 18 de junho daquele ano foi publicada no Diário Oficial dos Municípios a renovação do contrato por mais 90 dias, também com dispensa de licitação. Para gerenciar ações e serviços de saúde na UPA 24h, a Santa Casa de Formiga passou a receber mensalmente R$ 660 mil.

Depois deste processo inicial foi feita licitação e a Santa Casa de Formiga permanece até hoje na administração da unidade de saúde em Divinópolis. Essa foi a critica feita pelo deputado federal Jaime Martins. A Santa Casa de Formiga ainda tenta se recuperar de uma das maiores crises da sua história. Como pode então gerenciar a UPA de Divinópolis.

A Fundação Santa Casa, da cidade de Formiga, chegou a ter uma dívida avaliada em R$ 16 milhões, a Fundação sofreu intervenção em dezembro de 2014, com o afastamento do então provedor Geraldo Couto e de toda a mesa administrativa. Mesmo diante das dificuldades permanece gerindo a UPA.

O assunto voltou a ser discutido em Divinópolis devido o caos enfrentado pela unidade. Com capacidade para receber cerca de 150 pessoas por dia a UPA faz hoje aproximadamente 400 atendimentos diários. A demora nos encaminhamentos dos pacientes gera ainda mais transtornos. Atualmente 40 pessoas estão internadas no local, sendo o dobro da capacidade. Dos 400 atendimentos diários, mais de 60% não são casos emergenciais.

Durante uma entrevista no programa Bom Dia Divinópolis o deputado sugeriu uma parceria com o Hospital São João de Deus que apresenta sinais positivos de recuperação financeira. O local que já tem a sala vermelha e leitos de internação poderia usar a UPA como mais uma ferramenta de fortalecimento da saúde no município.

Ouça a entrevista do deputado Jaime Martins: 


Postado originalmente por: TV Candides

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: