TRE começa a convocar mesários para Eleições 2020

A convocação de mesários para as Eleições 2020 já começou. Em Minas Gerais, serão necessários 208.296 mesários para garantir o funcionamento de 52.074 seções eleitorais no dia 15 de novembro, quando acontece o primeiro turno da eleição para prefeitos e vereadores. Algum ajuste nesse quantitativo de seções ainda poderá acontecer, em função de agregações de seções.

Cada zona eleitoral convoca os eleitores que atuarão nos locais de votação sob sua responsabilidade. A convocação pode ser enviada por e-mail, mensagem de WhatsApp ou carta, e até mesmo presencialmente, quando necessário, e terá as informações sobre o treinamento. Neste ano, o treinamento será preferencialmente virtual. Nos casos em que for necessário realizar encontros presenciais, serão adotadas medidas para evitar aglomerações e garantir a segurança de todos.

O eleitor convocado para atuar como mesário passa a ter a obrigação de trabalhar nas eleições e deve confirmar o recebimento da convocação, conforme indicado na mensagem enviada pelo cartório. Caso não possa trabalhar no dia da votação, ele deverá enviar, em até cinco dias após a convocação, uma justificativa ao juiz eleitoral responsável, que analisará os motivos apresentados.

Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância quando comprovada a justificativa. Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e na hora marcadas, o prazo para apresentar justificativa ao juiz eleitoral será de 30 dias. A falta sem justa causa ou apresentação da justificativa após esse prazo sujeita o mesário ao pagamento de multa.

O post TRE começa a convocar mesários para Eleições 2020 apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Pesquisar