Criminosos fazem nova vítima de golpe por aplicativo de mensagem e polícia divulga dicas

A Polícia Militar (PM) de Araxá registrou um novo caso de golpe por aplicativo de mensagens na tarde desta quarta-feira, 18. Eles aproveitaram o momento para divulgar algumas dicas de proteção para população.

A vítima contou que teve o aplicativo clonado e o criminoso enviou mensagens para diversos contatos pedindo dinheiro emprestado por transferência bancária. O bandido chegou a enviar mensagem para o pai da vítima informando que o filho foi sequestrado e pedindo dinheiro para o resgate. O genitor entrou em contato com a vítima, que agiu rápido alertando os contatos, evitando que alguém fizessem algum depósito para o autor.

De acordo com a polícia, o mais indicado para se proteger desse tipo de golpe é ativar a “verificação de dois passos” do whatsapp. Com o recurso habilitado, uma conta só pode ser usada em um novo aparelho após a digitação de uma senha de seis dígitos configurada previamente. Sem o código secreto, um criminoso não poderá invadir sua conta no mensageiro mesmo com o chip clonado. O passo a passo é encontrado no próprio aplicativo.

Também é importante duvidar de mensagens de amigos com pedido de ajuda financeira. A recomendação é ligar para o número do solicitante e checar se os recados no chat são verdadeiros. Na hipótese de o número estar clonado, o criminoso seria obrigado a atender a chamada de voz e, assim, poderia ser descoberto.

Postado originalmente por: Portal V9 – Vitoriosa

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: