Frente Parlamentar “Juntos contra a Pedofilia” se reúne on-line para dar continuidade ao trabalho

Foi realizada, nesta quinta-feira (23), a primeira reunião por videoconferência da Frente Parlamentar “Juntos contra a Pedofilia” com a participação da Polícia Civil de Minas Gerais. O objetivo foi dar continuidade ao trabalho integrado diante desta época de isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

Criada em setembro do último ano, a Frente Parlamentar tem como finalidade unir forças para o desenvolvimento de políticas públicas e ações específicas de combate à pedofilia. O encontro on-line foi coordenado pela presidente da Frente Parlamentar, deputada estadual Delegada Sheila, e contou com a participação do Superintendente de Polícia Técnico-Científica, Thales Bittencourt; da Chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente, Delegada Elenice Cristina Batista; da Delegada responsável pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, Renata Ribeiro Fagundes; das deputadas estaduais Celise Laviola e Ione Pinheiro e de representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da sociedade civil organizada.

A primeira reunião virtual tratou sobre o projeto de lei de combate à pedofilia, que dispõe de um canal para combate a crimes de pedofilia e de violência contra crianças e adolescentes no âmbito de Minas Gerais. Além disso, também foram discutidas ações e campanhas voltadas para o tema, como projetos para produção de máscaras com o slogan da campanha “Juntos contra a Pedofilia” e ainda realização de lives na internet direcionadas a responsáveis legais das crianças e às próprias crianças e aos adolescentes sobre o assunto.

O Superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Thales Bittencourt, ressalta que a reunião virtual é uma forma de permitir que a Frente Parlamentar continue atuando mesmo durante o isolamento social. “As ações discutidas durante o encontro demonstram nossa preocupação em prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo o combate a crimes cibernéticos, e também em orientar os responsáveis legais quanto a esse tipo de crime. Afinal, continuaremos empenhados nessa força-tarefa para alertar a população”, explicou.

A Chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente, Delegada Elenice Cristina Batista, destaca que o trabalho da Frente Parlamentar não pode parar, principalmente nesta época. “A reunião de hoje representa mais uma importante medida para o enfrentamento à pedofilia. Lembrando que agora, em tempos de pandemia, as crianças e os adolescentes em casa podem estar ainda mais vulneráveis, por terem mais contato com o mundo virtual ou mesmo por conviver diretamente com o abusador. Nesses casos é muito importante ter disponível os canais para denúncias”, destacou Elenice.

Denúncias

Todos podem denunciar contra a pedofilia pelo Disque 100 ou Disque-Denúncia, pelo número 181. Na capital, a Polícia Civil conta com a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.175, bairro Carlos Prates, telefone (31) 3228-9000. Já no interior, todas as delegacias estão disponíveis para atender casos de pedofilia e de violência contra a criança e o adolescente.

PCMG

Postado originalmente por: Portal V9 – Vitoriosa

Pesquisar