Gaeco investiga esquema de sonegação de impostos na Operação “Sabor que te prende” em Uberaba

(Imagem: Polícia Militar/Divulgação)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba deflagrou nesta sexta-feira, 28, a Operação “Sabor que te prende” com o objetivo de prender suspeitos que estariam usando “laranjas” e empresas de fachada para sonegar impostos. Três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão foram cumpridos na cidade.

Uma associação criminosa chefiada por um empresário de grande influência local estava sendo investigada. De acordo com as apurações, os suspeitos utilizavam pessoas e empresas interpostas para driblar o fisco estadual, deixando de pagar um montante acumulado de milhões de reais à receita.

Duas empresas pertencentes à mesma pessoa, mas registrada em nome de laranjas eram usadas no crime. Elas atuavam com simulações de venda subfaturada de produtos, negociando-os entre elas a preços irrisórios e impraticáveis, sobre os quais incidia ICMS abaixo do valor devido e, mesmo assim, que não era pago. Posterior à simulação de venda, a empresa “compradora” repassava o produto ao consumidor, agora com preço real de mercado.

De acordo com a polícia, a quadrilha utilizava laranjas para mascarar a ilegalidade das vendas e ocultar o verdadeiro dono das empresas e chefe do esquema. Eles afirmam que esses laranjas estavam cientes dos fatos ocorridos e colaboravam ativamente para o
sucesso da empreitada criminosa. Em algumas oportunidades, o empresário chegava a orienta-los quanto à atuação deles frente aos órgãos do poder público, sobretudo aos fiscais da receita estadual. Apesar das empresas estarem registradas em nome de outras pessoas para fins tributários, quando era necessário receber homenagens, premiações e afins, o empresário era quem comparecia.

Ao todo foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Uberaba. A polícia não descarta o envolvimento de outras pessoas no esquema.

Postado originalmente por: Portal V9 – Vitoriosa

Pesquisar