Exploração de lítio leva comissão da Assembleia de Minas a Itinga

Em 2017, foram descobertas novas reservas de lítio no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Estado. Em junho deste ano, a mineradora Sigma anunciou investimentos de R$ 500 milhões em uma unidade que será construída no município de Itinga para a exploração do mineral, apelidado de petróleo branco, muito utilizado na bateria de veículos elétricos.

A exploração sustentável do lítio e como tirar o maior proveito dos seus benefícios para a região serão discutidos na Assembleia dos Prefeitos do Vale do Jequitinhonha, que será realizada na sexta-feira (9/8/19), a partir das 13h30, na Câmara Municipal de Itinga (Av. Expedicionário David Turíbio, 192, Centro).

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai participar do evento, a requerimento do seu presidente, deputado Repórter Rafael Martins (PSD). “É de fundamental importância a participação da ALMG na reunião. A exploração sustentável é importante porque traz desenvolvimento com responsabilidade”, destaca o parlamentar.

Além da geração de cerca de 500 empregos diretos, os prefeitos de Itinga e da vizinha Araçuaí, onde também há jazidas de lítio, contam com a arrecadação de aproximadamente R$ 265 milhões com a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), nos primeiros 14 anos de atuação da nova planta.

A unidade deverá começar a operar em setembro de 2020, com a exploração de 220 mil toneladas de óxido de lítio por ano.

Ambientalistas alertam, no entanto, que a exploração predatória do mineral pode produzir muitos poluentes e degradar o meio ambiente. Um dos maiores temores é o despejo de efluentes sem tratamento adequado no ribeirão Piauí.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

 

 

(Fonte: ALMG)

Postado originalmente por: Aconteceu no Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar