Pedro Cine Fotos
Vale do Jequitinhonha

Governo inaugura espaços para proteção social especial e atendimento aos municípios do Alto Jequitinhonha

Por: Aconteceu no Vale 21/03/2018 19:22

Diamantina e região já contam com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em funcionamento. Recém- inaugurado, o Creas Alto Jequitinhonha vai atender pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) em oito municípios – Couto Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubtischek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino –, e será referência na Proteção Social Especial (PSE) para todos os 24 municípios do Território, que tem uma população de 297.994 pessoas (IBGE 2010).

“Queremos oferecer melhor atendimento ao idoso, à criança e à mulher e às famílias que sofrem violência. Se você presenciou qualquer tipo de violência contra eles, os encaminhe para o Creas”, disse a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, durante inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) na última sexta-feira (16/3).

Localizado no Largo Dom João, nº 191, no centro de Diamantina, perto da rodoviária, o Creas vai fazer o acompanhamento psicossocial e jurídico social de famílias e indivíduos que sofreram violação de direitos, como a violência física, psicológica, sexual e trabalho infantil.

“Nossa luta tem rosto, tem raça, tem endereço certo. Precisamos trazer a família para o centro das políticas públicas”, complementou Rosilene.

O Creas Alto Jequitinhonha é o quarto entregue pelo Governo de Minas (Omar Freire/Imprensa MG)

Mais Proteção

Este é o quarto Creas Regional entregue pelo Governo de Minas Gerais. Os outros estão nos municípios de Almenara, Águas Formosas e Peçanha, e foram demandas da população nos Fóruns Regionais de Governo e nas Conferências Regionais e Estadual de Assistência Social, dos gestores municipais de Assistência Social e do Ministério Público.

“O Creas Regional nasce do sonho que temos de que estado e municípios podem deixar as famílias mais protegidas. Elas não são responsáveis por tudo. Só quando o Estado trabalha junto com a família é possível construir uma relação mais estável e protegida”, afirmou a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Simone Albuquerque, também presente na inauguração.

Simone também aproveitou o momento para anunciar que, em breve, a região vai receber os serviços de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade e o Serviço Estadual de Família Acolhedora.

“Todos esses serviços vão construir uma nova realidade para os municípios mais pobres. Vamos construir relações mais respeitáveis e mais responsáveis”, disse.

Para o prefeito de São Gonçalo do Rio Preto, João Dumont, o município depende muito do Governo, apesar de oferecer trabalhos de prevenção aos jovens da cidade para impedir que se envolvam com droga. “Esperamos que o Creas complemente nossas necessidades”, reforçou.

Diretoria Regional da Sedese atende 22 municípios

Funcionando na Avenida Francisco Sá, 401, no centro de Diamantina, a regional atende à diretriz de descentralização do Governo do Estado e atua em 22 municípios, contribuindo para a superação das dificuldades encontradas para implementação das políticas públicas de Assistência Social e do Trabalho.

“A equipe regional promove a integração das ações – apoiando tecnicamente os municípios e entidades -, realiza encontros e oficinas para gestores técnicos”, explicou a secretária da Sedese, Rosilene Rocha, lembrando que os 22 municípios de abrangência da diretoria eram atendidos pelas diretorias regionais de outras regiões, de municípios distantes.

“Com a entrega de mais uma regional, estamos fortalecendo a política de trabalho e assistência social no Alto Jequitinhonha, treinando as esquipes locais e assessorando nas políticas públicas”, comemorou.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

Postado originalmente por: Aconteceu no Vale

%d blogueiros gostam disto: