Mostra Cerâmica do Jequitinhonha segue até 21 de abril no Palácio das Artes

Em homenagem aos artesãos dos municípios de Turmalina, Caraí, Ponto dos Volantes e Minas Novas, segue até 21 de abril, a exposição comemorativa do Dia do Artesão: “Cerâmica do Jequitinhonha”.






Instalada no Espaço do Artista Popular de Minas Gerais, no Centro de Artesanato Mineiro, anexo ao Palácio das Artes, a exposição contempla peças de cerâmica, que poderão ser comercializadas na vigência da exposição.

Mostra Cerâmica do Jequitinhonha

A exposição Cerâmica do Jequitinhonha celebra o Dia do Artesão em Minas Gerais e também encerra uma série de mostras apresentadas pelo Centro de Artesanato Mineiro durante o ano de 2018, tendo a cerâmica como tema.

A produção da cerâmica do Jequitinhonha, uma das mais importantes técnicas de artesanato de tradição do Brasil, teve seu destaque nacional e internacional com as bonecas de Dona Isabel, Santana do Araçuaí – localização rica em barro de boa qualidade e de colocações variadas, modeladas a partir de uma técnica tradicional aprendida com sua mãe.

Atualmente, as ceramistas do Vale do Jequitinhonha continuam produzindo as belíssimas bonecas, mas também uma grande diversidade de objetos utilitários e decorativos como galinhas, flores, jarros, panelas, moringas, vasos, saladeiras, potes e muito mais.

Além desta produção em cerâmica figurativa com grafismos abstratos, de cores retiradas dos diversos tipos de argila encontrados na região, que vão das tonalidades ocre aos rosados e brancos, ainda existem outros temas de produção da cerâmica como o cotidiano e o fabuloso, com suas formas ora mais realistas, ora mais expressivas.

A exposição Cerâmica do Jequitinhonha homenageia as associações dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre; dos artesãos de Coqueiro Campo; de Santo Antônio do Caraí, de Santana do Araçuaí e de Cachoeira do Fanado, por meio da parceria com o Governo de Minas Gerais, através Sedectes e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Via Gazeta de Araçuaí)

Postado originalmente por: Aconteceu no Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: