Pedro Cine Fotos
Vale do Mucuri

Pioneiro do Reggae de Minas Gerais, Celso Moretti comemora 37 anos de carreira e realiza festival em Teófilo Otoni

Por: Aconteceu no Vale 28/09/2017 22:27

No próximo dia 08 de outubro, o É Gol em Teófilo Otoni recebe, a partir das 16h, o Festival Moretti Convida com o cantor e compositor mineiro Celso Moretti, que subirá ao palco para celebrar 37 anos de carreira e destaque na cena nacional do Reggae. Moretti é o pioneiro do Reggae em Minas Gerais e um dos cinco artistas do gênero mais velhos em atividade no país.

Celso Moretti irá apresentar um show com músicas do seu último CD, Estilingue, lançado em 2015, além de seus maiores sucessos, como “Primo José”, “Vô Com Cê”, “Não Pare a Luta”, “Farol da Barra” dentre outras dos seus cinco discos. Pela primeira vez o anfitrião do reggae mineiro se apresentará em Teófilo Otoni com banda Barraco de Aluguel que o acompanha desde o ano 1999 sendo suporte também para gravação dos álbuns clássicos: Reggae Favela Periferia (2002), Reggae Favela Brasil (2007) em Estilingue (2015).

O Festival terá ainda a apresentações de bandas que vem se destacando no cenário da música reggae no estado: Flor de Gaia e Raiz Forte, ambas do Vale do Aço e Reggae a Terra da querida Teófilo Otoni.

Depois de Salvador (BA), Teófilo Otoni é a segunda de seis cidades brasileiras a receber o Festival Moretti Convida que ainda se apresentará em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santo André (SP), Rio de Janeiro (RJ). O projeto conta com o patrocínio da Net Claro e o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Celso Moretti comemora 37 anos de carreira (Foto: Divulgação)

Sobre Celso Moretti

Nascido na cidade mineira de São João Del-Rei, Celso Geraldo de Carvalho é músico autodidata e teve o seu primeiro registro musical em 1980. Suas principais influências são os Luiz Melodia, Marku Ribas, Itamar Assumpção e Bob Marley. O início da carreira de Moretti, em 1980, foi como compositor e vocalista da banda Nêgo Gato, considerada a primeira banda de Reggae de Minas Gerais.

Como criador do “Reggae Favela”- gênero musical oriundo do reggae jamaicano com misturas de outros sons e trejeitos oriundos do cotidiano brasileiro, Moretti, pioneiro do reggae em Minas Gerais, representa a maior referência do gênero no Estado. De 1991 a 1995, estudou e pesquisou intensamente a música reggae. O resultado foi a criação dessa derivação do Reggae Jamaicano – o REGGAE FAVELA – título de seu primeiro CD, gravado de forma independente. “Tento apontar as inúmeras desigualdades sociais vividas e convividas na favela e no nosso cotidiano. Minha intenção sempre foi contribuir com a construção de uma sociedade mais igualitária e menos violenta”, explica.

Moretti tem uma forma peculiar de usar as palavras e uma maneira singular de interpretação com evocações energéticas e performáticas. “O palco é o meu divã. Minha música é para despertar a consciência social adormecida e sonolenta”, completa.

Discografia

1998 – CD Reggae Favela
2002 – CD Reggae Favela Periferia
2005 – CD Cabeça Coração
2007 – CD Reggae Favela Brasil
2011 – DVD Reggae Favela
2015 – CD Estilingue

Quanto pago pra me divertir MUITO?

★ LOTE PROMOCIONAL (apenas ONLINE no SYMPLA) R$ 10,00

– Compre seu ingresso Antecipado e Evite Filas ☛ Online: sympla.com/festivalmoretticonvida

★ PONTOS DE VENDAS em TEÓFILO OTONI

☛ Chili Beans Av. Getúlio Vargas 780, Centro tel.: 3522-1524 ☛ Empada e Cia Av. Alfredo Sá 2000A Br Rio/Bahia tel.: 3522-3683 ☛ Tabacaria e Lanchonete Café Café Rua Adib Cadah 10, São Diogo (Prox. ao Pronto Socorro Municipal). Tel.: 98812-6080

SYMPLA: sympla.com/festivalmoretticonvida

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


Postado originalmente por: Aconteceu no Vale

%d blogueiros gostam disto: