Prefeitura de Itamarandiba confirma primeiro caso de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, confirmou na noite desta terça-feira (12/05/2020) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no município. O paciente está em isolamento domiciliar e o seu estado de saúde não é grave.

“O paciente, que é natural da cidade, informou que vinha preventivamente realizando testes que foram negativos. No entanto, realizou um novo teste da COVID-19 (swab) em outro município fora do estado, tendo a confirmação do resultado positivo quando já se encontrava em Itamarandiba”, diz o comunicado oficial.

Leia a íntegra do comunicado divulgado pelo município:

NOTA INFORMATIVA Nº 001/2020.

A Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo com a transparência das ações de enfrentamento e contingenciamento da COVID-19 e no intuito de bem informar a população itamarandibana, vem a público noticiar que, após o fechamento do boletim diário da COVID-19, neste 12 de maio, o serviço municipal de vigilância epidemiológica registrou o primeiro caso confirmado da COVID-19, tratando-se de caso importado.

O paciente, que é natural da cidade, informou que vinha preventivamente realizando testes que foram negativos. No entanto, realizou um novo teste da COVID-19 (swab) em outro município fora do estado, tendo a confirmação do resultado positivo quando já se encontrava em Itamarandiba.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o estado do paciente, felizmente, não é grave, estando em isolamento domiciliar.

Informa-se, ainda, que todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde estão sendo adotados para evitar a transmissibilidade do coronavírus.

Tratando-se de caso importado o registro é realizado no município de realização do teste, por isso não deve aparecer nos registros oficiais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, ao passo que no boletim epidemiológico municipal o caso será contabilizado.

Na oportunidade, ressaltamos a importância da população acolher as orientações sanitárias, especialmente o reforço nas medidas de higienização e sair de casa apenas se estritamente necessário e sempre com a utilização de máscaras.

Por fim, informamos que todas as informações oficiais relativas a eventuais confirmações de casos positivos para a COVID-19 serão expedidas por meio de notas informativas e disponibilizadas no site oficial do Município.

Itamarandiba-MG, 12 de maio de 2020.

Antônio Afonso de Andrade
Secretário Municipal de Saúde.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

Postado originalmente por: Aconteceu no Vale

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: