Anuncie
Vale do Jequitinhonha

Projeto de leitura mobiliza escola de Capelinha

Por: Aconteceu no Vale 30/03/2018 20:22

Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Juscelino Barbosa, em Capelinha, passaram a enxergar a importância da leitura de maneira diferente. Em 2017, eles participaram do projeto “Criança que lê”, voltado para os alunos dos anos iniciais, e “Jovem que lê o mundo”, dedicado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

“O projeto foi desenvolvido de forma voluntária na escola pela psicopedagoga Marli Andrade. Ela desenvolve essa iniciativa em escolas de todo o país. O primeiro passo da iniciativa foi traçar a meta de trabalho, já que ela viaja muito. Montamos um cronograma de atendimento dos alunos. Ela capacitou os professores e também se reuniu com os pais”, afirma a supervisora da escola, Sandra de Lourdes Gomes Tavares.

O projeto trabalha com toda comunidade o papel da leitura na vida do estudante. “Primeiro ela capacitou os professores e falou sobre como seria o trabalho realizado na escola e depois envolveu os pais. Ela mostrou que os alunos não vão adquirir o hábito da leitura se não for formado o todo. Falou da importância dos pais estarem engajados e envolvidos”, completa Sandra.

Durante a realização do projeto, os estudantes participaram de oficinas, em que assistiram contação de histórias e aprendiam sobre valores. A aluna do 4º ano do Ensino Fundamental Mariana Araújo Ramos conta o que aprendeu nas aulas. “Aprendi que a gente deve falar as palavrinhas mágicas um com o outro. É importante falar obrigada e por favor”.

O aluno do 4º ano do Ensino Fundamental Matheus Henrique Ferreira Gomes ressalta que começou a ler mais depois do projeto. “As aulas eram uma brincadeira e a gente aprendia muita coisa. Ela pegava os bonequinhos e contava história. Falaram que a leitura ajuda os neurônios a raciocinarem melhor. Agora eu leio muito mais e passei a desenhar e colorir também. Em casa leio com meu pai e minha mãe”.

O projeto também ajudou João Pedro Pereira Lopes, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, a realizar um sonho. “Eu estava escrevendo um livro e o projeto me incentivou a terminar. Meu livro é uma história que fala de jovens que tinham uma esfera de energia mística. Ele mistura ficção e fantasia”.

A partir do projeto foram produzidos dois livros: “As aventuras de Lili e Tedy na Escola Estadual Dr. Juscelino Barbosa” e “O mundo sob o olhar do jovem que lê – Escola Estadual Dr. Juscelino Barbosa”. O lançamento dos livros contou com apresentações artísticas dos estudantes.

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Juscelino Barbosa, em Capelinha, participam de projeto de leitura (Foto: Divulgação)

O projeto “Jovem que lê o mundo” é dedicado aos alunos do Ensino Fundamental (Foto: Divulgação)

O projeto “Criança que lê” é voltado para os alunos dos anos iniciais (Foto: Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: SEE-MG)

Postado originalmente por: Aconteceu no Vale

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: