Corrida com animais faz bem para os humanos e para os pets; saiba os benefícios e cuidados

Praticar exercícios físicos auxilia a evitar diversas doenças nos seres humanos, mas o mesmo vale para os animais. De acordo com o médico veterinário, Marcello Machado, os donos que optam por correr com seus cachorros, por exemplo, auxiliam no combate à obesidade, reduzem o estresse e ainda aumentam a resistência respiratória dos pets.

O veterinário explica que a prática de exercícios auxilia na fisiologia e comportamento natural do pet, mas ressalta que alguns cuidados devem ser tomados. Segundo ele, o treino distância e intensidade deve ser praticado de forma gradual, começando mais baixo e ir aumento aos poucos.

Ele ainda explica que “o cão precisa de descanso para se recuperar do esforço e não é recomendado treinar todos os dias. O cachorro pode correr de duas até três vezes por semana, mas essa quantidade varia e antes de começar os treinos, consulte um veterinário de confiança para saber se o pet está liberado para fazer atividades físicas e quais são seus limites.”, alerta Machado.

Além disso, o veterinário salienta alguns cuidados que devem ser tomados quando for realizar exercícios com os cachorros.

  • Leve uma garrafinha de água e/ou uma tigela para colocar água e hidratar seu cão antes, durante e após os treinos;
  • Evite fazer os treinos nos horários mais quentes do dia (entre 10h e 16h) e após as refeições do seu animal. Além do calor que pode machucar a pata do cão, ele pode sentir desconforto, fadiga e ter vômitos;
  • Monitore seu cão durante o exercício. Se ele ficar ofegante ou deitar bruscamente no chão, pare e ofereça água. Não ultrapasse os limites do seu pet e retorne caminhando para sua residência ou carregue o animal no colo;

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: