Moradores de cidades do Norte de Minas participam de simulação de rompimento em barragens

Moradores de Vazante, no Norte de Minas, participaram de uma simulação de evacuação de emergência, na Barragem Aroeira. A simulação foi realizada pela empresa responsável pela estrutura, a Nexa, juntamente com a Defesa Civil de Minas Gerais, na tarde da última quinta-feira (30).

A ação preventiva serve para alertar a comunidade sobre como se portar em uma situação de emergência e possível rompimento da barragem.

De acordo com a empresa, essa é mais uma etapa da implantação do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e faz parte de exigência legal.

Na simulação, que teve duração de duas horas, os moradores conheceram os sinais sonoros, as rotas de fuga e pontos de encontro. Esta foi a primeira vez que uma simulação como esta aconteceu no local. A partir de agora a ação vai ser realizada anualmente.

A barragem de Vazante foi construída entre os anos de 1999 e 2000. A estrutura tem capacidade para até 14,91 milhões de m³. Atualmente o volume de água e rejeitos é de 12,2 milhões de m³.

Outra barragem

Nesta sexta-feira (31), outra simulação vai acontecer em barragens da Nexa. Deve vez vai ser na unidade Morro Agudo, em Paracatu, no Noroeste de Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar