Revolução 4.0: Emissoras modernizam em estrutura e programação

A Revolução 4.0 ou Quarta Revolução diz respeito ao uso de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico. Quando se trata de emissoras de rádio de Minas Gerais, o conceito também é válido.

Com ares contemporâneos, a aliança do rádio com diversas novas tecnologias deu ao veículo modernidade, sem perder a tradição e características que só ele tem. Conheça emissoras que revolucionaram recentemente:

Rádio Piumhi

A Rádio Piumhi – 104,3 FM, localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, passou por grandes mudanças neste ano com o objetivo de inovar e levar mais qualidade ao público.

No começo de sua história, a emissora não tinha programação 24h e era toda operada manualmente. Porém, no final da década de 90, início dos anos 2000, a rádio veio com mais uma novidade, o website. Com isso, começaram a fazer transmissões via internet utilizando a tecnologia de serviço de transmissão de áudio em tempo real.

Além disso, em 2017, a emissora iniciou uma reforma completa na estrutura física com o objetivo de atingir com qualidade os mais de 150 municípios alcançados. A rádio ainda conta com um dos melhores sistemas de transmissão, além de uma nova torre que foi instalada na Serra da Pimenta a uma altitude de 1.260 metros, o que garante a cobertura para mais de 2 milhões de habitantes em toda a região.

Os estúdios de gravação, produção e para televisão também não ficaram de fora da grande reforma, já que foram todos equipados com o que existe de mais novo no mercado internacional, sem contar a visão panorâmica da cidade que é vista de dentro da sede, além de um terraço feito para apresentações artísticas e entrevistas.

Após completar 35 anos, a emissora continua passando por mudanças, como o novo logotipo, o novo portal de notícias, novos conteúdos para redes sociais e também novos quadros e programas.

Rádio Educadora de Montes Claros

Apoiar a população, prestar serviço e ser referência na região. Estes são alguns dos objetivos alcançados pela Rádio Educadora FM, de Montes Claros, no Norte de Minas, desde a década de 80, quando os ouvintes ainda se encantavam com as ondas do rádio em frequência AM, no caso, a então Rádio Educadora AM-670. Agora, desde o dia 21 de março, em FM, os Montes-Clarence podem ouvir a nova Rádio Educadora, “A Sua Rádio Sertaneja”.

Mesmo com a modernidade e inovações, ao passar dos anos, os princípios da Rádio Educadora permanecem os mesmos. “Hoje os anseios são outros, mas a importância da emissora, agora em FM 102,9, ganha mais desenvoltura. Não apenas como veículo de entretenimento e informação, mas também de formação, aliada as batalhas atuais, em favor de mais qualidade de vida e formação de opinião favorável ao desenvolvimento sustentável”, explica Monika.

As novas tendências do mercado foram incorporadas a emissora ao longo do tempo. Transmissões pelas redes sociais é uma das novidades aderidas pela equipe da Educadora, em sua página no Facebook.

“É um canal aberto aos ouvintes, com jornalismo, interatividade, informação necessária como trânsito, fatos do cotidiano, sejam policiais ou sociais, o que amplia horizontes e estreita laços com o próprio ouvinte, que é a causa maior deste trabalho”, comenta Monika, sobre as novidades que a Educadora oferece.

 

Rádio Veredas de Unaí

A Rádio Veredas de Unaí, na região Noroeste de Minas Gerais, foi fundada em 1976 por Humberto Eustáquio Lisboa Frederico junto com alguns amigos. A emissora foi dirigida, instalada e montada por Valdir Nascimento e, atualmente, passou por grandes reformas.

A emissora apostou em estúdios modernos e em uma programação que pode ser acompanhada pelo aplicativo 98fmunai ou nos sites das rádios, 98fmunai.com.br e radioveredas.com.br.

As duas emissoras, sendo a Rádio Veredas e a 98.1 FM, passaram por uma grande mudança na fachada, trazendo um visual moderno, com porta de vidro e uma placa grande com a marca da emissora.

Além disso, em 2015, um dos diretores da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), o empresário Paulo Otávio de Souza Santos Furtado, responsável pela região Noroeste de Minas, assumiu parte da administração das emissoras e também trouxe várias inovações, além de apostar no dinamismo da programação e na conectividade com os ouvintes.

Rádio Onda Poços

No dia 6 de maio foi inaugurada a Rádio Onda Poços, na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. A emissora pode ser ouvida pela cidade e por mais 40 municípios da região, incluindo a região Leste de São Paulo na frequência 96,7.

A emissora foi fundada por um grupo de empresários de Carmo do Rio Claro, cidade localizada na mesma região. A rádio é comandada pelo diretor executivo, Fernando Luciano Ribeiro.

Os onze profissionais selecionados, sendo locutores, jornalísticas, produtores, programadores, além do setor comercial, são de Poços de Caldas. O objetivo é aproximar o público da região com a nova emissora que está com estúdios e equipamentos bastante modernos.

A programação vai estar ao ar 24 horas por dia com músicas variadas como pop, sertanejo, rock e até flashback. Muita informação e participação do público também fazem parte da grade da nova emissora.

A rádio pretende alcançar cerca 1,5 milhão de ouvintes em Poços de Caldas e região. Além disso, a emissora também está conectada nas redes sociais como Onda Poços, lá o público pode ficar por dentro da programação, blitz e sorteios.

Rádio Cidade FM

A Rádio Rural Tupaciguara teve início na década de 60 quando um grupo de empresários compraram a emissora. Depois, José de Angelis adquiriu a rádio que continua até os dias atuais com a família, em Tupaciguara, na região do Triângulo Mineiro. A emissora foi AM durante 40 anos, porém em 2016, a rádio migrou para FM e passou a se chamar Cidade FM 98,3.

Após anos no mercado, a emissora iniciou grandes reformas de modernização para proporcionar mais qualidade ao público.

A rádio continua atenta às novidades da área e realizando inovações, já que passou por uma grande reforma física e também efetuou a troca dos equipamentos para dispositivos mais novos e modernos, como a mesa de som que veio com a função de trazer mais qualidade e modernidade para os ouvintes.

A emissora também possui um site onde os ouvintes podem acompanhar a programação em tempo real. Ainda para este ano, a emissora está focada em investir nas redes sociais, promovendo os canais da rádio, para conseguir maior interação com o público.

Rádio Aranãs FM

Os poucos mais de 37 mil habitantes da cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, agora têm acesso a grandes tecnologias e inovações, através de um dos veículos mais fortes de todos os tempos, o rádio.

Em maio, durante uma grande festa, a Rádio Aranãs lançou seu novo prédio, com instalações de ponta, mostrando que a revolução 4.0 é uma realidade em todos os cantos do Brasil e tem Minas Gerais como um dos polos mais fortes do cenário nacional neste quesito.

Mesmo sendo líder de audiência e alcançando mais de 400 mil ouvintes ao dia, através do rádio e da internet, em seu site e aplicativo, a emissora que está presente em 30 municípios dos Vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri, investiu em equipamentos, em um novo prédio e mostra que o rádio está em constante evolução.

Além dos equipamentos e nova estrutura, a programação da emissora também passou por uma reestruturação, com mais músicas.

“Com as novidades damos início a um novo ciclo. Temos um novo prédio, nova plástica, programação, tudo com equipamentos de primeiro mundo para garantir ao ouvinte a qualidade que ele merece”, explica o diretor geral da Rádio Aranãs, Padre Gilvan André Cardoso.

Rádio Conexão FM de Itaúna

A Rádio Clube de Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, foi fundada em 1949 por um grupo de artistas locais, apoiado por rádios amadores, que deram o suporte técnico e também por um grupo de empresários que investiram na ideia.

A emissora que possui duas concessões de radiodifusão comercial, sendo a primeira em 1950, a Clube AM 1,520, e a segunda em 1988, a Clube FM 93,5, passa por grandes mudanças neste ano com o objetivo de modernizar a rádio.

Em 2019, a Clube AM migrou para o FM passando a se chamar Conexão FM 106,5. Ainda neste ano, a emissora está completando 70 anos de fundação e, para comemorar a data, finaliza reformas nos estúdios de gravação, além de investir em novos equipamentos.

A rádio também está focada em realizar flashes e transmissões de eventos da cidade. Além de estar fazendo a montagem de um estúdio móvel. A intenção da emissora também é focar em um jornalismo intenso e com bastante interação com o público por meio das redes sociais.

Outra novidade é que a emissora lançou o aplicativo e o site da rádio Clube FM 93,5. Já no decorrer do ano, vai ser providenciado o aplicativo da Conexão FM 106,5. A emissora também pretende ainda, neste ano, investir na plástica e na programação visando um padrão de qualidade.

Emissoras do Sistema MPA

As emissoras do Sistema MPA, o maior grupo de comunicação do Centro-Oeste de Minas Gerais, passaram por grandes mudanças e presentearam a cidade de Divinópolis com rádios mais modernas e interativas. A estrutura da Nova Sertaneja, 94 Live e Minas FM foram redefinidas, se adequando às novas tendências do mercado.

A reestruturação das emissoras teve início em 2017, com a rádio Nova Sertaneja. Além de estúdios e equipamentos, a reformulação também foi feita através da marca, ficando mais moderna e com maior aplicação comercial. “O nosso objetivo era transformar as rádios em multiplataformas, com emissoras que não foquem apenas no conteúdo, que vai ao ar pelas ondas, mas que também foque na experiência com o ouvinte dentro do estúdio. Além disso, também temos conteúdo em vídeo, no YouTube e no site”, explica Gustavo Mourão, gestor de desenvolvimento do Sistema MPA.

Entre os cuidados com uma emissora multiplataforma, Gustavo comenta que a equipe buscou, no exterior, braços de microfone que não atrapalhassem no vídeo. “São mais baixos para não atrapalhar a visão dos entrevistados. Também deixam o ambiente melhor”, comenta. Ainda atentos aos diversos meios, a iluminação das rádios foi pensada para que o estúdio ficasse mais bonito. Um dos programas produzidos pela Minas FM, o Bom Dia Divinópolis, é  produzido nos estúdios da rádio e transmitido simultaneamente pela TV.

Gustavo ainda falou sobre a revolução 4.0. “O que realizamos em nossas emissoras é justamente deixar de pensar no rádio como ondas e começar a pensar nele como uma marca que cria experiências para o ouvinte”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar