Romeu Zema ressalta papel do Judiciário durante abertura do XI Congresso Mineiro de Direito Administrativo

Ao lado da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, governador destacou importância da independência dos Poderes

Com o tema central “Direito Administrativo nos 30 anos da Constituição Federal”, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta segunda-feira (6/5), em Nova Lima, da abertura do XI Congresso Mineiro de Direito Administrativo. Ao lado da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, o governador ressaltou o papel do Judiciário e a importância da independência dos Poderes no país.

“Sempre fui uma pessoa que prezou muito mais o diálogo do que o litígio. Sempre falo que uma sociedade mais justa não é a que tem mais juízes ou leis, mas a que tem menos litígio. Nossas leis devem caminhar no sentido de harmonizar o convívio entre as pessoas, ao invés de promover a litigância. O Brasil é uma democracia vibrante e muito disso tem a ver com nosso Judiciário que, diferentemente de outros países, não se curvou aos poderosos. Aqui, temos Judiciário totalmente independente. E essa força é essencial para a manutenção das instituições”, afirmou Zema.

Ainda segundo o governador, debater a Constituição e a Justiça é fundamental para trazer inovações à sociedade. “A sociedade é cada vez mais dinâmica e, muitas vezes, o Estado é quem tem criado amarras e o arcabouço jurídico pode contribuir muito para o desenvolvimento”, finalizou.

O congresso começou nesta segunda-feira e vai até a próxima quarta-feira (8/5), na Fundação Dom Cabral, com mesas de diálogo, painéis e conferências sobre diversos temas dentro do Direito Administrativo. Em sua participação, a ministra Carmen Lúcia tratou justamente sobre o Direito nos 30 anos da Constituição Federal.

Também participaram do evento de abertura o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela; além de representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, juristas, advogados, entre outras autoridades.

Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: