UFMG vai fazer testes em vacina chinesa que pode imunizar contra o coronavírus

Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão entre os que vão realizar testes com a vacina chinesa desenvolvida pela Sinovac Biotech, que se apresenta eficaz na imunização contra o coronavírus.

A coordenação dos centros de estudo será feita pelo Instituto Butatan. Outros 12 centros também vão realizar os testes com a vacina.

Cerca de nove mil voluntários vão participar dos testes em todo o Brasil. Esta é uma das vacinas mais promissoras no combate à doença em todo o mundo.

O imunizante foi desenvolvido a partir do vírus purificado e inativado. A eficácia, inclusive, já foi comprovada contra a gripe poliomielite, difteria, tétano e hepatite.

A UFMG afirmou ao G1 que as fases 1 e 2 dos testes pré-clínicos apontam que esta vacina tem perfis favoráveis de imunogenicidade e segurança.

No Brasil outros estados também vão realizar os testes. São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná também vão fazer a análise. Eles aguardam aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética (Conep).

Pesquisar