Vai praticar atividade física? Proteja os punhos

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão explica o que pode acarretar problemas e como evitá-los

Ano Novo chegando e, com ele, projetos para colocar em prática nos próximos 365 dias. Um dos mais comuns que integram a lista é dar início à alguma atividade física – musculação na academia ou crossfit, por exemplo.

No sobe e desce dos pesos nas mãos, o punho pode acabar lesionado e interromper a meta de focar em uma vida mais saudável. “O punho tem uma estrutura flexível, porém, bastante frágil, principalmente quando há movimentos repetitivos de grande impacto e de sobrecarga”, explica o presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), Marcelo Rosa de Rezende.

As lesões mais comuns são causadas pelo manuseio inadequado dos pesos e pela execução de movimentos repetitivos. Quando a área sofre uma lesão traumática, dependendo do caso, é necessário passar por cirurgia. “Caso sinta fortes dores nas articulações do punho e região, a pessoa deve rapidamente procurar um médico”, alerta o especialista.

Como evitar lesões

Alongar a região do punho pode evitar problemas. “Apertar e soltar uma bolinha, por exemplo, como aquelas utilizadas em fisioterapia, ajuda a fortalecer o punho”, pontua o médico.

Com o passar do tempo e da prática da atividade, as articulações se adaptam à nova situação e se fortalecem, ficando menos vulneráveis às lesões. “Partindo de uma carga menor e menos frequente, a pessoa vai condicionando as articulações, tornando-as mais resistentes”, diz o Dr. Marcelo.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: