A valorização da mulher é destaque no Curso de Formação de Defensoras Populares em Montes Claros

No último sábado (19) foi realizado no Fórum de Montes Claros a terceira aula do Curso de Formação de Defensoras Populares. Na ocasião, o convidado especial professor Chafic Jbeili, psicanalista e diretor da Unicead ministrou uma palestra em que abordou os aspectos psíquicos e sociais de valorização e defesa da mulher. O evento foi coordenado pela Defensora Pública Dra. Maiza Rodrigues e promovido pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

Chafic Jbeili destacou a simbologia e representação da natureza divina da mulher, elencando a função de fecundidade e fertilidade como fonte de vida, além da inclusão na educação infantil sobre o respeito à mulher na cultura social da criança.

“Reafirmo a necessidade de corrigir e impor limites desde quando as crianças de colo batem, cospem ou agridem a mãe. Acredito que os primeiros atos impulsivos de agressão já devem ser modulados, ainda que sejam na infância.” ressalta Jbeili. 

Outro aspecto que o psicanalista chamou a atenção durante o evento, foi para o fato de que o agressor de uma mulher muito provavelmente padece de algum distúrbio mental, sendo alguém incapaz de conter o impulso voltado à agressividade e, portanto, necessitado de intervenção médica para diagnóstico e tratamento, sem prejuízos das penalidades conforme a legislação vigente. Para o palestrante, uma maneira de amenizar os traumas vividos pelas vítimas de agressão é a sensação de proteção e percepção de acolhimento durante o período de estresse pós-traumático destas mulheres em situação de medida sócio protetiva.

No final de sua participação, Chafic Jbeili realizou a dinâmica da postura e autoafirmação como expressão de direito e de força da mulher, com a clássica posição dos super-heróis com as mãos nos quadris, cotovelos para trás, peito para fora e cabeça levemente levantada, seguida de respiração profunda e palavras de afirmação: “eu quero”, “eu posso” e “eu consigo”.

Para concluir as atividades do dia, foram mencionados a importância do sentimento de gratidão, valorização e empoderamento da mulher.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar