Alunos da Escola Municipal Sônia de Quadros conheceram a importância dos 3 Rs para o Meio Ambiente

O ambientalista José Gomes Assis falou para os alunos da Escola Municipal Sônia de Quadros sobre os três Rs (erres) do consumo consciente, que são: reduzir, reutilizar e reciclar, e que podem fazer uma enorme diferença para o bolso e para o meio ambiente. A aula aconteceu na manhã da última sexta-feira, 29.
De acordo com o ambientalista, o nome “3 Rs” vem da abreviação das três medidas a serem adotadas pelas pessoas para a melhoria do meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar. “Com esses três principais passos, com certeza, o nosso meio ambiente ficará mais preservado, pois a geração de lixo pela sociedade será menor. É evidente que essa não é a única medida de preservar a natureza, mas sem dúvida é um importante passo para garantir um mundo melhor para as gerações futuras”, disse Gomes.
Segundo ele, coisas muito simples podem ser feitas para diminuir o impacto ao meio ambiente proveniente de nossas ações, embora simples não quer dizer que seja fácil de se fazer. “O fato é que para isto é necessário conscientização e vontade”, concluiu.
Os 3 Rs da sustentabilidade representam as ideias de reduzir, reutilizar e reciclar. Entenda cada uma delas:
Reduzir
Este primeiro R significa diminuir o consumo de bens e serviços, utilizando apenas o necessário e evitando desperdícios. Ao praticar o consumo consciente, a produção de resíduos e a emissão de poluentes também são reduzidas.
Tomar banhos rápidos, usar lâmpadas que economizam energia, não desperdiçar alimentos ou utilizar sacolas retornáveis são algumas eficientes práticas para reduzir o consumo.
Reutilizar
A ação de reutilizar significa prolongar a vida útil dos produtos, dando novos usos a materiais que seriam jogados no lixo. A reutilização de materiais também colabora para o desenvolvimento sustentável do planeta, pois evita o consumo de energia para fabricação, além de reduzir a retirada da matéria-prima empregada na confecção de um novo produto.
Atitudes básicas como transformar folhas de papel usadas em papel para rascunho, utilizar potes e garrafas de plástico como vasos de plantas, dar preferência a pilhas e baterias recarregáveis e reutilizar a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal são ações que fazem a diferença.
Reciclar
O cuidado com a reciclagem é outro ponto essencial para a sustentabilidade. Para isso, é fundamental dar o correto destino ao lixo produzido, separando-os de acordo com o material e encaminhando-os para empresas ou cooperativas de reciclagem.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: