Anater e Senar lançam projeto "Prospera Semiárido"

Foto: Wanderson Araújo

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e lançaram o projeto Prospera Agropecuária Semiárido, nesta quarta-feira (13), em Brasília/DF.
A assinatura do convênio contou com a presença da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Junior, do presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins, do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, de autoridades, convidados e integrantes do Sistema CNA/Senar.
Na solenidade de assinatura, ocorrida na sede da CNA, a ministra Tereza Cristina (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou que sem assistência técnica não é possível mudar a agricultura brasileira. “Temos que trabalhar em conjunto porque precisamos dar resultados e renda para os pequenos agricultores e assentados da reforma agrária, que estão lá esperando, com esperança, esse nosso programa, e que temos o compromisso de fazer dar certo”.
O Prospera Semiárido pretende aumentar a cobertura de assistência técnica rural, promover e fortalecer as organizações de produtores rurais, desenvolver e agregar valor à produção agropecuária sustentável da região do Semiárido. Os objetivos estão alinhados com o Programa AgroNordeste, lançado recentemente pelo Mapa. Entre as metas do projeto está a oferta de assistência técnica e gerencial para 17.144 produtores de 10 estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O projeto também prevê a implantação de controles gerenciais em 100% das propriedades atendidas, apoiar o empreendedorismo, inovação e implantação de tecnologias de gestão, produção e boas práticas agropecuárias, e promover o aumento de produtividade e lucratividade das propriedades rurais atendidas.  “Com esses resultados, queremos mostrar ao governo federal que com a assistência técnica vamos ter pessoas saindo da linha da pobreza no meio rural, produzindo, gerando riqueza e tendo estímulo para melhorar cada vez mais”, avalia Tereza Cristina.
O presidente da Anater, Ademar da Silva Jr., destacou que é preciso levar tecnologia e conhecimento para que os pequenos e médios e produtores do Nordeste possam produzir não apenas para subsistência, mas também para atender o mercado em geral. “É um orgulho assinar esse convênio com o Senar porque sabemos sabe que rapidamente os resultados vão aparecer. Mais do que fazer um trabalho conjunto, vamos levar desenvolvimento para uma região tão carente como o Nordeste”, destaca.
O presidente da CNA e do Conselho Deliberativo do Senar, João Martins, disse que o lançamento do projeto é a concretização de um sonho, de levar tecnologia com assistência técnica ao meio rural nordestino. “Temos milhões de pessoas que vivem na região e precisamos dar a essas pessoas conhecimento para que possam ser competitivas. Hoje é o marco inicial de uma grande mudança do meio rural nordestino”, afirmou
De acordo com o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, esse é o primeiro ato conjunto com a Anater. “Com essa parceria, vamos começar uma ação revolucionária de transformação de vidas no meio rural nordestino. Se considerarmos que em cada propriedade há uma média de seis pessoas, estaremos impactando diretamente e mudando a vida de 100 mil pessoas ao custo de R$ 1.200 em dois anos. O ideal é plantar essa semente no Semiárido, fazer o produtor rural saber que é necessário conhecer sua propriedade com números para tomar as decisões corretas que tragam renda”, planeja.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar