CODEMA – Escolha de novos conselheiros ganha agilidade

O processo de escolha para a diretoria do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros (CODEMA) ganhou agilidade esta semana. Os novos membros serão definidos na segunda-feira, 15 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, localizada na avenida José Corrêa Machado, 900, bairro Ibituruna. Depois das indicações, se não houver contestação e nem disputa pelos cargos, os novos conselheiros serão empossados pelo prefeito Humberto Souto ainda este mês.

Presidente do órgão e também secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro destaca a importância da eleição, uma vez que ela proporciona condições de representação igualitária para todas as instituições, organizações e entidades que defendem o meio ambiente e a sustentabilidade. “Já foram feitas várias indicações e as inscrições devem ser entregues pessoalmente (ou através de procuração), mediante protocolo formal, por meio de ofício encaminhado pelas instituições, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, explicou, lembrando que o mandato é de dois anos e vai até de julho de 2020.

O Codema tem o objetivo de proteger e conservar o meio ambiente. Compõe-se de 14 membros, indicados pelos seguintes órgãos e entidades: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Infraestrutura ou de Serviços Urbanos, Câmara Municipal de Vereadores, Ministério Público Estadual, Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA), Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea) ou Conselho de Agricultura e Urbanismo (CAL), Organizações Não Governamentais ligadas estatutariamente à defesa ambiental, entidades dos segmentos comercial e industrial, entidade de classe dos produtores rurais do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e representante de instituições educacionais de ensino superior do município. Havendo mais de um candidato por entidade, a decisão sairá por votação, em reunião própria a ser agendada pela Secretaria de Meio Ambiente. Os novos representantes podem optar por alternar a representação com seus suplentes.

O edital foi publicado na terça-feira, dia 25 de junho, no Diário Oficial do Município de Montes Claros.

Postado originalmente por: VinTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar